Topo

Larvas saem de torneiras em bairro de Joinville (SC) e assustam moradores

Dinilson Vieira

Do UOL, em Joinville

29/04/2014 11h55

Pelo menos três famílias moradoras do bairro de Comasa, na zona leste de Joinville (180 km de Florianópolis), foram surpreendidas na manhã desta segunda-feira (28) por larvas saindo junto com a água das torneiras de suas casas. O problema foi registrado principalmente na rua Ivete Rocha da Silva, depois que alguns moradores já tinham usado água para preparar o café, escovar os dentes e tomar banho.

Zeladora de prédio, Edivone da Cruz foi a primeira a acionar a Águas de Joinville, empresa de saneamento responsável pelo abastecimento na cidade. Ela, que chegou a encher um copo para tomar seu remédio de controle de pressão arterial, ficou assustada com o que viu.

“A água estava suja, cheirando mal e cheia de bichinhos”, afirmou.

A família desistiu de fazer tarefas diárias como lavar louça, roupas e o quintal. Mesmo enchendo e esvaziando baldes diversas vezes, as larvas de coloração clara e aspecto repugnante ressurgiam.

Em outra casa próxima, o problema apareceu ainda no fim de semana. Uma família de cinco pessoas precisou da ajuda de vizinhos e parentes para poder tomar banho, preparar as refeições e até matar a sede. Moradores contaram que nunca vivenciaram esse tipo de situação antes, e todos ficaram preocupados com a possibilidade de contrair alguma doença.

A zona leste é abastecida pelo sistema Cubatão, principal adutora do município. Em nota à imprensa, a Companhia Águas de Joinville informou que o problema teria sido causado por alguma obra na rede de abastecimento, interferindo na qualidade da água.

Porém, de acordo com a companhia, não está descartada a possibilidade da contaminação ter sido causada por outro fator externo.

Técnicos executaram o conserto e a limpeza da rede e os moradores poderiam voltar a consumir a água nesta terça-feira (29). O abastecimento no bairro continua a ser monitorado. A empresa é responsável pelo abastecimento de 99% da cidade.