Topo

No Rio, prédio da Marinha é evacuado após vibração causada por máquina

Do UOL, no Rio

09/05/2014 11h20

Um prédio da Marinha, situado à rua Primeiro de Março, no centro do Rio de Janeiro, foi evacuado na manhã desta sexta-feira (9) em razão de um tremor ocorrido nos últimos andares do edifício. Segundo informações do Comando do 1º Distrito Naval, "foi identificada uma leve vibração" por volta das 9h, o que demandou a retirada de emergência.

Às 12h, a inspeção feita por engenheiros da Marinha, técnicos da Defesa Civil e do consórcio Porto Rio verificou que não houve dano estrutural. O prédio foi liberado no começo da tarde, mas o expediente já havia sido encerrado em razão do procedimento de emergência.

Nos arredores do edifício, há diversas obras que fazem parte do projeto de revitalização da zona portuária do Rio, o Porto Maravilha. A Marinha informou ainda que, depois de realizar testes com sismógrafos, concluiu-se que o tremor foi provocado pelo uso do rompedor hidráulico no processo de remoção dos escombros do Elevado da Perimetral.

"O uso de tal equipamento gerou impacto, dentro da normalidade, no solo da área, que devido a sua característica rochosa, propagou as vibrações abaixo do prédio", informou o Comando do 1º Distrito Naval, em nota.

No feriado de Páscoa, 20 de abril, a Prefeitura do Rio demoliu um trecho de 300 metros do viaduto da Perimetral, situado entre a sede da Marinha, na praça Mauá, e o prédio da Polícia Federal. A implosão demandou 250 kg de explosivos e durou 11 segundos: oito segundos para acionar os equipamentos e três para que as dez toneladas de concreto caíssem.