Topo

Baile funk em MG termina em confronto e vandalismo; cem PMs foram acionados

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

12/05/2014 14h51

Um baile funk agendado pelo Facebook conseguiu reunir neste domingo (11) aproximadamente 400 pessoas em frente a um bar da cidade de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. A festa, porém, terminou em confusão.

Segundo o major Ronan Muniz dos Santos, responsável pelo comando do policiamento na área, os participantes fecharam o trânsito da avenida Coletora Dois sem ter alvará da Prefeitura para a realização da festa.

Acionados por moradores, os policiais militares determinaram o fim do baile e deram voz de prisão ao comerciante apontado como sendo o responsável pelo evento. Segundo Santos, o homem, que não teve o nome divulgado, teria se recusado a baixar o som e resistido à prisão.

Revoltados, os participantes da festa passaram a depredar bens públicos e particulares nos arredores do local. Um ônibus de turismo e banheiros químicos foram incendiados, um carro de polícia foi alvo de disparo de arma de fogo e policiais foram atacados com pedaços de pedras e paus. Um sargento teve ferimentos leves, de acordo com relato de Santos.

Segundo ele, ao menos 100 policiais foram deslocados para conter a multidão e evitar os atos de vandalismo.

A ocorrência terminou somente na madrugada desta segunda-feira (12). De acordo com o major, além do comerciante, mais quatro pessoas foram presas, incluindo o suspeito de ter atirado no carro da PM, que está sendo periciado neste momento no Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil, em Belo Horizonte.

No boletim constaram os crimes de tentativa de homicídio contra os policiais, dano e desobediência. O caso foi encaminhado a uma delegacia da Polícia Civil da cidade.