Aeroporto de Porto Alegre fecha por mais de oito horas devido à neblina
Pelo segundo dia consecutivo, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, amanhece fechado para pousos e decolagens. O motivo foi o excesso de neblina.
Nesta terça-feira (10), o Salgado Filho ficou completamente fechado das 1h35 às 10h20, hora em que abriu somente para decolagens.
A dois dias do início da Copa do Mundo, o fechamento complicou a vinda de turistas que chegam para acompanhar o Mundial.
Conforme a Infraero, foram oito partidas e cinco chegadas canceladas e outras dez decolagens e seis aterrissagens atrasadas, de acordo com dados atualizados às 10h45. Na segunda-feira, não havia sido diferente. O aeroporto fechou duas vezes pela manhã, acarretando o cancelamento de três voos e o atraso de nove.
Embora o tão esperado equipamento ILS 2 (Instrument Landing System) - que possibilita as operações de aterrissagem e decolagem com nevoeiro - já esteja instalado na pista, seu funcionamento ainda não foi liberado. Está na dependência de uma publicação no "Diário Oficial da União".
O ILS 2 está sendo aguardado desde 1997, ano em que foi anunciado. Conforme a Infraero, ele aumentará as condições de o aeroporto funcionar com neblina em 60%. Em sua mais recente avaliação, a Secretaria de Aviação Civil afirmou que ele deveria passar a funcionar antes da Copa. Uma reunião da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), marcada para a tarde de hoje, pode trazer novidades sobre sua operação.
Na época do ano em que mais registra atrasos e cancelamentos devido às condições climáticas, Porto Alegre receberá milhares de turistas por ser palco para cinco jogos: França e Honduras, no dia 15; Austrália e Holanda, no dia 18; Coréia do Sul e Argélia, no dia 22; Nigéria e Argentina, no dia 25; e uma partida durante as oitavas de final, no dia 30.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.