Topo

MG: MP usa vídeo que circulou em redes sociais para apurar agressão de PMs

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

26/06/2014 18h23

A circulação de um vídeo que mostrava policiais militares agredindo um homem na cidade mineira de Montes Claros (424 km de Belo Horizonte) nas redes sociais fez com que o Ministério Público do Estado tomasse a decisão de investigar o incidente.

Vídeo mostra agressão de PM contra homem em Montes Claros (MG)

O vídeo, feito por um telefone celular, foi registrado na última segunda-feira (23), e mostra a ação de PMs contra um homem em uma rua de Montes Claros, após a partida da seleção brasileira contra o time de Camarões, válida pela Copa do Mundo

Nesta quinta-feira (26) a promotora de Justiça Maria Cristina Almeida, que atua na cidade mineira, recebeu um cópia do vídeo, e abriu uma investigação para apurar o incidente.

Segundo a promotora, os depoimentos começarão a ser tomados em breve. “Os envolvidos serão ouvidos na próxima semana. Tudo será apurado”, afirmou Maria Cristina.

Um dos PMs que aparece no vídeo foi afastado

O comandante da 11ª Região da PM César Ricardo de Oliveira havia afastado na última quarta-feira (25) um dos policiais militares envolvido nas agressões e informou que o caso será investigado.

Em nota, Oliveira afirmou que “em face do vídeo apresentado nas redes sociais, o comando determinou a instauração de um inquérito, visando apurar o ocorrido. O policial militar envolvido diretamente na cena do vídeo encontra-se afastado da atividade operacional até o término da apuração, quando serão conhecidas as demais providências em relação ao caso”.

Caso começou como ocorrência de perturbação do sossego

O incidente que culminou na agressão de um homem na última segunda-feira (23) começou quando a PM de Montes Claros foi acionada para para atender reclamações de perturbação ao sossego na avenida Deputado Esteves Rodrigues, na região central da cidade.

Segundo informações da PM, havia uma aglomeração de cerca de 500 pessoas no local, que estava no lugar para acompanhar a transmissão da partida da seleção brasileira.

A agressão cometida pelos policiais aconteceu durante uma tentativa de dispersar a multidão. Ao filmar a atuação da polícia, um torcedor foi agredido por um PM.

O rapaz não se identificou, mas afirmou que “não esperava que a pancada fosse tão forte. Ficou uma poça de sangue no chão. Eu tive uma fratura no nariz e estourou uma veia”, afirmou.

“Nunca imaginei que por causa de um celular eu fosse levar uma pancada para desmaiar. Eu não tinha nada a ver com a situação. Na verdade, acho que nem o pessoal que eles prenderam não tinha. Eles (os policiais) foram pegando e colocando na viatura”, disse.

De acordo com a PM, durante a ocorrência, 16 torcedores foram detidos por desacato e dano ao patrimônio público, mas já foram liberados.

Na ação policial foram usadas balas de borracha, bombas de gás lacrimogênio e de pimenta. Ainda de acordo com a corporação, viaturas foram danificadas e policiais também sofreram agressões por parte dos torcedores que estavam no local.