Topo

Com jogo da Argentina em Itaquera, SP amplia rodízio de veículos

Do UOL, em São Paulo

01/07/2014 06h00

A Prefeitura de São Paulo amplia nesta terça-feira (1º) o horário do rodízio de veículos na cidade. O motivo é a realização do jogo entre Argentina e Suíça pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo, marcado para as 13h, em Itaquera, na zona leste da capital paulista. Veículos com placas finais 3 e 4 não podem circular no centro expandido da cidade das 7h às 20h.

A prefeitura e a Polícia Militar de São Paulo esperam a presença de até 140 mil argentinos na cidade nesta terça-feira. Parte deles está abrigada no Sambódromo do Anhembi, na zona norte, e no Autódromo de Interlagos, na zona sul. A prefeitura pede que só os portadores de ingresso se dirijam a Itaquera.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que a população use preferencialmente o transporte público. As faixas exclusivas de ônibus à direita funcionam até as 20h. Isso significa que a circulação e o estacionamento dos demais veículos nas faixas estão proibidos nesse horário. A circulação de veículos que transportam produtos perigosos está proibida durante o dia todo.

O esquema especial de trânsito na região de Itaquera prevê a ativação de bloqueios nas proximidades do estádio às 7h. A operação é feita pela CET e pela Polícia Militar.

Também há interdições previstas no entorno do vale do Anhangabaú, onde acontece a Fan Fest, da Fifa; e na Vila Madalena, na zona oeste, que tem recebido um grande número de turistas e torcedores. A CET fará nove bloqueios de vias no bairro a partir das 8h.

Trens e metrô

O Expresso da Copa, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), volta a operar nesta terça-feira a partir das 9h30. Quem for a Itaquera para ver o jogo entre Argentina e Suíça pode embarcar na estação da Luz e fazer uma viagem sem paradas até a estação Corinthians-Itaquera. O embarque é feito na plataforma 4, e o trajeto dura 19 minutos.

O serviço é indicado aos torcedores que possuem ingressos para a entrada leste do estádio. Os torcedores com ingressos para a entrada oeste devem utilizar a linha 3-vermelha, do Metrô, e descer na estação Artur Alvim.

Na saída e até duas horas após o fim do jogo, trens da CPTM partirão vazios da estação Corinthians-Itaquera rumo ao centro, com paradas previstas nas estações Tatuapé e Brás.

O Metrô colocará a capacidade máxima de trens em operação nas linha 3-vermelha (Barra Funda-Itaquera), 1-azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 5-lilás (Capão Redondo-Largo Treze) durante toda a manhã e o período da tarde. A concessionária ViaQuatro diz que a oferta de composições na linha 4-amarela será dimensionada de acordo com a demanda.

Para agilizar a saída do estádio, o Metrô irá disponibilizar 50 ônibus na estação Artur Alvim para levar os torcedores até a estação Tatuapé da linha 3-vermelha.