Kennedy Alencar

Kennedy Alencar

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Haddad dirá a Lula que ele erra sobre BC e dólar e contrata mais inflação

O colunista Kennedy Alencar afirmou no Análise da Notícia desta terça (2) que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dirá a Lula (PT) que o presidente da República erra sobre o dólar e o Banco Central e que as falas podem contratar mais inflação para 2025 e 2026.

O Haddad pretende falar que Lula está errando sobre o dólar e o Banco Central. E que essas falas do Lula podem contratar mais inflação para 2025 e 2026, que é o último biênio do mandato. E que isso vai tornar mais difícil o trabalho do próximo presidente do Banco Central, que será indicado pelo Lula. Há uma certa perplexidade no ministério com essa sequência de falas do Lula fora do tom.

Haddad afirmou hoje que terá uma reunião com Lula na quarta-feira (3). Antes do encontro, Haddad antecipou os temas que serão tratados na conversa.

O Haddad falou que precisa arrumar a comunicação sobre autonomia do Banco Central e arcabouço fiscal. E a reunião com o Lula de amanhã é para saber como vamos cumprir a regra fiscal. O Haddad veio como um bombeiro para apagar a situação.

Com o aumento diário no preço do dólar, Haddad deve insistir que as falas de Lula trazem problemas para a economia brasileira ao invés de ajudar a reduzir a taxa básica de juros.

Lula está falando demais. Ele não é comentarista político ou econômico. Não é papel de presidente da República. O Haddad está correto, tem problema de comunicação. Haverá uma tentativa de freio de arrumação amanhã. Haddad vai conversar com o Lula e dizer claramente: 'Ó, na linha que está indo, está piorando o problema e prejudicando a economia brasileira'

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.