Círio de Nazaré recebe o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade
A abertura oficial da 222ª edição do Círio de Nazaré, considerada a maior manifestação religiosa do país, aconteceu na noite desta quarta-feira (7), na capital paraense. A festividade começou com uma missa na basílica Santuário de Nazaré, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Correa.
Já na Casa de Plácido, foi feita a entrega do título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Segundo a Agência Pará, a presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Jurema Machado, afirmou que o evento teve um significado especial, já que, finalmente, foi possível receber as certificações de reconhecimento da Unesco.
“De fato, o reconhecimento da festividade como Patrimônio Imaterial da Humanidade aconteceu no final de 2013. Este é o primeiro Círio pós votação. Então embora já esteja válido há um ano, a Unesco resolveu nos enviar os certificados para que pudéssemos trazer aqui, para ter uma réplica na comunidade, agora, junto com este Círio. Algo realmente muito especial", disse a presidente do Iphan na ocasião.
O evento ainda teve o lançamento de mais um livro da Coleção Círio, com o tema “Círio, Patrimônio Cultural da Humanidade” e do novo site e aplicativo do Círio 2014, que trazem informações sobre as festividades.
Ingressos esgotados
A Paratur (Companhia Paraense de Turismo) e a Setur (Secretaria de Estado de Turismo) estimam que o número de visitantes na cidade para a festa pode chegar a 82 mil.
Segundo o Diário Online, os ingressos das arquibancadas para assistir a passagem da Trasladação e do Círio, neste final de semana, já estão esgotados. Foram disponibilizados 10 mil ingressos, sendo 5 mil para a Trasladação e 5 mil para o Círio. A venda começou na manhã de hoje e em poucas horas já não havia mais ingressos.
Romeiros terão atendimento médico
Os romeiros terão um reforço no atendimento médico durante os dias de evento. O 1º CRS (Centro Regional de Saúde), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública, disponibilizará 177 servidores, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para prestar o atendimento médico em 11, das 12 romarias do calendário oficial do Círio, além das 15 noites em que ocorrerão os shows do Círio Musical.
O trabalho de atendimento será realizado em parceria com os voluntários da Cruz Vermelha e terá o apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e de hospitais públicos e particulares.
Haverá ainda sete postos fixos (ambulâncias) providos de toda estrutura de urgência e emergência e três postos móveis, com ambulâncias disponíveis em pontos estratégicos ao longo do percurso das romarias.
(*Com informações da Agência Pará e do Diário Online)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.