Topo

Avenida de Palmas ganha sincronização dos semáforos

Avenida Teotônio Segurado, no centro de Palmas, passa a ter a chamada "onda verde" para facilitar fluidez de veículos na região  - Antônio Gonçalves/Prefeitura de Palmas
Avenida Teotônio Segurado, no centro de Palmas, passa a ter a chamada "onda verde" para facilitar fluidez de veículos na região Imagem: Antônio Gonçalves/Prefeitura de Palmas

DO UOL, em São Paulo

17/10/2014 19h33

A Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte de Palmas implantou a sincronização dos semáforos na avenida Teotônio Segurado, no centro da capital de Tocantins, para ajudar a fluidez do trânsito na região.

A chamada "onda verde" funciona nos cruzamentos entres a LO-01 e a LO-27. E, segundo o gerente de Sinalização e Manutenção Semafórica, Zuilton Chagas, para que o motorista possa aproveitar os benefícios do sincronismo dos semáforos é preciso manter uma velocidade média de 65 km/h.

Chagas orienta ainda que o condutor não deve ir além do limite de velocidade permitido para a via, que é de 70 km/h. "Acabará perdendo tempo nos cruzamentos esperando o sinal abrir. Já se permanecer a uma velocidade média entre 63 e 67 km/h, encontrará todos os sinais verdes e livres para a passagem", relatou o gerente.

Fim do sinal intermitente

O órgão anunciou também que os semáforos da via passarão a funcionar normalmente das 0 às 5h, horário que antes os equipamentos ficavam no modo intermitentes.

A mudança atende a Resolução nº 483 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que determina que as vias com velocidade regulamentada acima de 60 km/h não utilize a sinalização semafórica operando em amarelo intermitente em nenhum horário.

A justificativa do Contran é que o risco de acidentes é maior, mesmo em horários com menor fluxo.