Topo

Beltrame diz que vai continuar como secretário de Segurança do Rio

Ele está no cargo desde o primeiro mandato do ex-governador Sérgio Cabral, em 2007 - Divulgação/UPP-RJ
Ele está no cargo desde o primeiro mandato do ex-governador Sérgio Cabral, em 2007 Imagem: Divulgação/UPP-RJ

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/11/2014 12h31

Secretário estadual de Segurança do Rio de Janeiro desde o início do primeiro mandato do ex-governador Sérgio Cabral, em 2007, José Mariano Beltrame vai continuar no cargo no governo de Luiz Fernando Pezão, reeleito no último dia 26. Ele anunciou a permanência no comando da pasta durante a inauguração da 2ª Companhia Destacada do 20º BPM, no município de Nilópolis, Baixada Fluminense, na manhã desta seguda-feira (3).

"Eu acho que tem algumas coisas que dá pra fazer. Passos importantes para oferecer para a comunidade carioca", afirmou Beltrame durante o evento. A manutenção do secretário, responsável pela implantação do projeto das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) no Estado, desde 2008, era uma vontade do governador reeleito, que disse um dia depois da reeleição que conversaria com Beltrame sobre o assunto.

Na ocasião, Pezão disse que iria checar "como está o espírito dele" depois de mais de sete anos à frente da pasta. "Vamos ver se ele descansa um pouco para que possa de animar de novo e estar à frente de algo tão importante", declarou.

Além da Olimpíada e dos Jogos Paralímpicos de 2016 - Pezão quer que o secretário continue pelo menos até lá -, Beltrame terá pela frente um dos momentos mais delicados das UPPs. Neste ano, os confrontos aumentaram nas principais comunidades com unidades, e seis PMs de UPPs foram assassinados.