Topo

Operação prende um dos traficantes mais procurados da Bahia

André Márcio de Jesus, 29, seria um dos chefes do crime organizado na Bahia - Radar64/Divulgação
André Márcio de Jesus, 29, seria um dos chefes do crime organizado na Bahia Imagem: Radar64/Divulgação

Mário Bittencourt

Do UOL, em Vitória da Conquista (BA)

04/11/2014 16h55

Um dos criminosos mais procurados da Bahia foi preso numa operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil baiana nesta terça-feira (4) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Apontado como líder de uma facção criminosa chamada MPA (Mercado do Povo Atitude), que, segundo a polícia, seja ligada ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e atua, principalmente, no tráfico de drogas, André Márcio de Jesus, 29, foi preso ainda dentro da aeronave.

Segundo a polícia, o traficante não resistiu à prisão e tentou ludibriar os policiais apresentando documento falso. O avião em que ele estava havia partido de Aracaju (SE) na manhã desta terça, com destino a Guarulhos.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou, por meio de assessoria de imprensa, que ele não foi ouvido ainda, o que ocorrerá nesta quarta-feira (5), assim que chegar a Salvador, possivelmente na presença de algum advogado. Por enquanto, ele está sem advogado constituído, informou a secretaria.

O traficante, segundo a polícia, se escondia no município de Bertioga, de onde comandava as ações criminosas na Bahia.

Conhecido no mundo do crime pelos apelidos de “Buiú” ou “Padaria”, André Márcio estava sendo procurado há três anos e fazia parte do “Baralho do Crime” da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, criado para divulgar fotos e informações sobre criminosos procurados. Ele era o “Ás de Copas”.

Na Bahia, a região de atuação de André Márcio é o sul do Estado, sobretudo em Porto Seguro, onde, em 2011 comandou uma ação criminosa que deixou a cidade em terror: com ajuda de comparsas, pôs fogo em quatro ônibus coletivos e apedrejou outros dois.

Segundo a polícia, a ação foi em revide a morte de um traficante de drogas do MPA, que morreu em confronto com a polícia, após assalto a um dos restaurantes mais famosos de Porto Seguro.

A facção criminosa MPA atua em vários bairros do município, onde se pode ver pichações como forma de marcar território.

Um dos locais marcados foi uma obra abandonada do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, onde já foram colocados seguranças por parte da Caixa Econômica Federal.

Segundo a polícia, André Márcio deverá ser levado ainda hoje para a Bahia. Além do crime de tráfico, ele responde também por diversos homicídios contra traficantes rivais.

Pela sua periculosidade, André Márcio deverá ser levado para algum presídio federal.

Com a prisão de André Márcio, a polícia espera reduzir os índices de criminalidade em Porto Seguro, que no Mapa da Violência 2014 aparece como a 10ª cidade mais violenta do Brasil (entre municípios com mais de 10 mil habitantes), tendo a taxa de homicídios chegado a 115,5 por cada 100 mil habitantes, quando o aceitável pelas Nações Unidas é de 10 homicídios para cada 100 mil moradores.

A cidade possui 143.282 habitantes (IBGE 2014) e, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, este ano já ocorreram 114 homicídios dolosos na cidade, entre janeiro e setembro.