Topo

Polícia Federal atende 1.020 pessoas requerendo passaporte por dia no Rio

Alan Marques/Folha Imagem
Imagem: Alan Marques/Folha Imagem

Cristina Indio do Brasil

Da Agência Brasil, no Rio

08/11/2014 17h36

A demanda por emissão de passaportes nos postos da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, tem se refletido em muita espera para conseguir o documento. Segundo a PF, houve, em média, um aumento de 15% na demanda entre os dez primeiros meses de 2013 e o mesmo período deste ano. O movimento provocou a alteração no número de atendimentos diários no estado, que passou de 900 para 1.020.

Parte do aumento das vagas foi resultado da ampliação do horário de atendimento no posto do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, que está funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. A mudança começou no dia 13 de outubro. Desde o início do ano, a PF atua nos finais de semana e feriados, na sede da Delegacia de Imigração no Tom Jobim/Galeão, com cerca de 350 atendimentos por dia.

O requerimento de passaporte, em geral, é feito por meio de agendamento no site da PF e a disponibilidade de vagas é atualizada diariamente. De acordo com o órgão, apenas no Aeroporto Tom Jobim/Galeão há atendimentos fora de agendamento. Nesses casos, os pedidos são analisados para ver se estão enquadrados nas exceções. Os passaportes de emergência são concedidos para casos de morte, doença, trabalho, estudo, missão humanitária ou grave transtorno. Os requerimentos são analisados caso a caso.

A PF explicou que existe diferença entre emergência/urgência e negligência do requerente em não se programar para a viagem, como a preocupação com a validade do visto americano e não a do passaporte. O órgão alerta que alguns países exigem necessidade de validade do passaporte por três ou seis meses para concederem os vistos. Nesses casos, os pedidos de exceção não são atendidos.

O tempo de agendamento dos pedidos de emissão de passaporte varia entre os postos de atendimento. Em Niterói, na região metropolitana, são 160 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira, com prazo de agendamento de 30 dias. No local, a PF busca novas frentes de trabalho e parcerias para descentralizar o atendimento e aumentar a disponibilidade de vagas.

Na capital, o tempo de agendamento pelo site oscila em 45 dias para pedidos no Aeroporto Tom Jobim e 90 dias para os postos nos shoppings Rio Sul (130 vagas), Leblon (130 vagas) e Via Parque (250 vagas). Em Nova Iguaçu (50 vagas), na Baixada Fluminense são 30 dias, Volta Redonda (50 vagas), região do Médio Paraíba, o prazo é 45 dias. Já em Macaé (45 vagas) a espera é  60 dias e Campos (80 vagas) tem prazo de agendamento de 45 dias. As duas cidades são da região norte fluminense.

Também por causa do aumento da demanda, o órgão analisa a abertura de novos postos que funcionarão em shoppings das zonas oeste e norte da capital fluminense.