Topo

PM e agentes penitenciários evitam a fuga de 28 presos em Teresina

Terra retirada para a construção de túnel na Casa de Custódia de Teresina - Divulgação
Terra retirada para a construção de túnel na Casa de Custódia de Teresina Imagem: Divulgação

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

17/11/2014 16h42

Agente penitenciários e a Tropa de Choque da PM (Polícia Militar) evitaram domingo (16) a fuga de 28 presos do pavilhão F, da Casa de Custódia de Teresina, que tentaram sair por um túnel. Eles foram barrados na área externa da unidade prisional quando estavam prestes a pular o muro. A cerca elétrica da Casa de Custódia está sem funcionar.

Segundo o Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí), os detentos foram flagrados pela guarda quando estavam no corredor externo entre os muros do pavilhão e da Casa de Custódia. Cadeados de duas celas foram quebrados. O pavilhão F tem 144 presos custodiados.

“À medida que os presos iam passando pelo túnel outros iam quebrando as celas para libertar os demais. Poderia ter ocorrido uma fuga em massa porque são 144 presos custodiados no pavilhão F”, disse o diretor administrativo do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.

O túnel escavado media seis metros de cumprimento, tem 1,5 metros de profundidade e um metro de largura. A areia estava compactada dentro dos banheiros das celas 12 e 13.

Este é o terceiro túnel descoberto na Casa de Custódia em dez dias e a segunda tentativa de fuga dos presos do pavilhão F em menos de uma semana.

A Casa de Custódia está superlotada. Atualmente são 874 internos enquanto deveria custodiar 336 presos.

O diretor da Casa de Custódia, capitão Dênio Marinho, classificou a unidade prisional como uma "bomba relógio" e disse que a preocupação é de que presos façam trabalhadores reféns.

“Há problemas na estrutura física, de material e humana. Os efetivos são inadequados. É uma herança maldita quem vem se prolongando e que pode acarretar em um sério problema para nossa sociedade. É uma bomba relógio", afirmou Marinho em entrevista ao programa Notícia da Manhã, exibido pela TV Cidade Verde.

O UOL tentou por diversas vezes contato com o superintendente de administração penitenciária do Piauí, Wellington Rodrigues, na tarde desta segunda-feira (17), mas o telefone celular dele estava desligado ou fora da área de cobertura.