Xerife do Procon já viu ratos e até "varal" de meia suja em cozinha no Rio
Na semana passada, uma cliente foi surpreendida ao abrir um pastel servido no Bar do Adão, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro: havia larvas vivas em meio ao recheio. No dia seguinte, o almoço de um coronel da PM na Casa Brasil, em Laranjeiras, na zona sul, foi interrompido por um rato que despencou do teto e caiu em cima de seu prato.
Cenas tão ou mais indigestas fazem parte da rotina do diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos, que afirma já ter "visto de tudo" durante operações em bares e restaurantes na capital fluminense. "Nossas ações não ocorrem só com os restaurantes. Mas há, de fato, uma preocupação especial com todo tipo de lugar que trabalha com alimentos. Isso afeta diretamente a saúde do consumidor. Por isso, a visibilidade é maior", declarou ele, em entrevista ao UOL.
Domingos conta lembrar até hoje do dia em que estava na cozinha de um restaurante da zona sul da cidade, padrão classe média alta, quando se deparou com uma meia suja em cima de um pote de conserva. Segundo ele, a meia estava molhada e posicionada sobre a alça do recipiente, como se este fosse um varal.
"Aquilo foi de uma nojeira sem precedentes. Fizeram o pote de conserva de varal. Em dois anos à frente do Procon, eu não lembro de ter visto algo tão grotesco", disse o diretor de fiscalização, que, no momento do flagra, conversava com o dono do estabelecimento sobre outras irregularidades encontradas, tais como descarte de lixo inadequado, acúmulo de sujeira, entre outras coisas.
"Nessa hora, as desculpas são sempre as mesmas. O proprietário falou que a culpa era dos funcionários, que a mão de obra no país não é qualificada e que iria punir o responsável. Mas isso não funciona com a gente, pois não existe qualquer chance de justificar uma cena como essa. A culpa maior é do dono. Afinal, o restaurante é dele", afirmou.
Na Casa Brasil, que foi interditada após o episódio do rato, havia não só o animal que, por infelicidade dele e do cliente, despencou do teto. Domingos e sua equipe, formada por 18 pessoas, foram ao local e verificaram que havia uma ninhada. "Ali tinha uma família de ratos. Uma ratazana estava grávida e tendo filhotes. Encontramos fezes desse animal e muita sujeira na cozinha. Isso também foi de uma bizarrice sem tamanho", relatou. Os representantes da Casa Brasil não foram localizados para comentar o assunto.
"Ainda não é seguro comer fora"
Segundo Domingos, a experiência no cargo faz com que ele tenha condições de identificar os restaurantes que costumam estar em dia com as obrigações previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. "Mas isso não é uma ciência exata. Eu mesmo já achei que estava almoçando em um lugar confiável e acabei me decepcionando", disse. "Embora a situação tenha melhorado nos últimos anos, ainda não é seguro comer fora. Ainda temos que avançar bastante."
O diretor de fiscalização do Procon relatou que, há algum tempo, estava trabalhando em uma fiscalização na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, e parou para almoçar na praça de alimentação de um shopping. Ele escolheu um restaurante que, até então, não tinha sofrido sanções do Procon. Algumas horas após almoçar no local, um dos integrantes da equipe de fiscalização desconfiou desse mesmo restaurante e pediu para verificar a cozinha. A surpresa de Domingos não foi nada agradável.
"A cozinha estava cheia d'água por causa de um vazamento que surgiu atrás do forno. Parecia que estava alagada. Depois verificamos que, atrás do forno, tinha muitas baratas e teia de aranha. Lembrei do meu almoço na mesma hora, pois a minha comida tinha sido feita naquele forno. Não foi um bom dia para comer batata gratinada", brincou.
Restaurante favorito de político
Domingos lembrou ainda de uma fiscalização realizada pelo Procon em um restaurante de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde vários políticos locais almoçavam. No dia da ação, ele encontrou inconformidades como acúmulo de sujeira e presença de animais na cozinha. Porém, no momento em que estava prestes a anunciar a interdição do estabelecimento, uma autoridade política --cuja identidade ele preferiu não revelar-- fez o seguinte questionamento: "Justo aqui?".
"O político em questão almoçava todos os dias nesse restaurante. Ele não chegou a tentar dar uma ordem expressa ou algo parecido, mas me perguntou se eu tinha mesmo necessidade de fechar o local. Eu perguntei se ele queria ir comigo até a cozinha para que visse o tipo de ambiente em que o almoço dele estava sendo preparado", declarou o diretor do Procon. O político aceitou o convite e, claro, não gostou do que viu. "Na mesma hora, ele virou para o dono do restaurante e disse: 'Você não podia ter feito isso. Onde eu vou almoçar agora?'. No fim, ele acabou concordando conosco."
Dicas para o consumidor
Para o diretor do Procon, há três cuidados básicos que todo consumidor deveria tomar ao entrar em um bar ou restaurante: observar se há o cartaz com o telefone do Procon (151), verificar se há livro de reclamações e checar se o Código de Defesa do Consumidor está disponível para consulta do cliente em lugar visível. "São regras previstas em lei. Se uma delas não é cumprida, é sinal de que esse local tem algo a esconder."
Além disso, Domingos orienta os clientes a observar as condições de higiene do banheiro. "Se o banheiro está sujo, provavelmente a cozinha também está", afirma. Se o consumidor desconfiar de alguma coisa, o procedimento correto é solicitar acesso à cozinha. "Todo estabelecimento é obrigado a permitir que o cliente tenha acesso à cozinha. Se houver negativa por parte do dono, ele pode até mesmo ser preso. O consumidor deve chamar a Polícia Civil através do telefone 190", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.