Topo

"Operação Dicró" apreende 650 litros de chope em bares do centro do Rio

No 1º dia da operação, foram apreendidos 50 litros de chope vencido em um dos quiosques da Brahma - Divulgação/Procon-RJ
No 1º dia da operação, foram apreendidos 50 litros de chope vencido em um dos quiosques da Brahma Imagem: Divulgação/Procon-RJ

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

06/09/2013 16h31

Fiscais do Procon-RJ (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro) apreenderam nesta quinta-feira (5) mais 300 litros de chope que estavam vencidos ou que não possuíam identificação do prazo de validade em bares e restaurantes do centro da capital fluminense.

A "Operação Dicró", que teve início última terça-feira (27), já havia lacrado barris com 300 litros de chope na semana passada. A ação leva o nome do sambista Dicró, figura popular da boemia carioca, morto no ano passado.

Na quinta, o Procon vistoriou 15 estabelecimentos localizados na região central da cidade. Dos 350 litros apreendidos, 250 estavam vencidos e cem eram guardados em barris metálicos que não indicavam o prazo de validade. Dez bares foram autuados e receberão multas com valor a definir.

Os fiscais também apreenderam quase três quilos de alimentos vencidos e cerca de 13 kg de produtos sem indicação de validade.

Só no "Bar Ocidental", situado na rua Miguel Couto, os agentes encontraram 150 litros de chope vencido. Já a "Adega do Timão", na rua Visconde de Itaboraí, tinha 50 litros de chope fora da validade e cem litros de chope sem o lacre com a indicação da validade. O "Brasserie Rosário", por sua vez, na rua do Rosário, foi autuado por armazenar 50 litros de chope vencido.

No dia 27 de agosto, dos 15 estabelecimentos vistoriados pelo Procon, apenas três não apresentaram irregularidades.

A reportagem do UOL telefonou para o Bar Ocidental, porém o funcionário que atendeu a ligação não quis comentar o assunto. "Não vou falar sobre isso", disse. Já os responsáveis pelos estabelecimentos Adega do Timão e Brasserie Rosário não foram localizados até o fechamento deste texto.