Topo

MP denuncia mais duas pessoas por envolvimento na morte de Eliza Samudio

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

06/07/2015 21h58

O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) denunciou mais duas pessoas por envolvimento na morte de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, que foi condenado a 22 anos de prisão pelo crime.

O policial civil aposentado José Lauriano de Assis Filho, conhecido como Zezé, foi denunciado pelo sequestro e pelo cárcere privado de Eliza e do filho dela, além de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Além disso, Filho foi acusado de corrupção de menores e ameaça. Já o policial civil Gilson Costa foi denunciado por ameaça.

Segundo o promotor Daniel Saliba de Freitas, da comarca de Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, o policial aposentado teria participado do sequestro de Eliza Samudio, ainda no Rio de Janeiro, em junho de 2010, e também na morte da ex-amante do jogador, que teria ocorrido, conforme a polícia, no dia 10 de junho daquele ano, na casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, na cidade de Vespasiano, na região metropolitana da capital mineira. 

De acordo com o promotor, o acusado teria sido contratado para realizar o crime. Já Gilson Costa foi acusado de ter feito ameaça a uma testemunha do caso. O UOL não conseguiu contato com os denunciados nem com advogados deles.

A paternidade do filho de Eliza é atribuída a Bruno. Atualmente, a criança está sob a guarda da avó materna.

Relembre as condenações

O goleiro Bruno foi condenado, em março de 2013, a 22 anos de prisão. Atualmente, ele cumpre a pena na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Dayanne Souza, ex-mulher de Bruno, foi absolvida das acusações de sequestro e cárcere privado do filho de Eliza.

Já Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, ex-braço direito do goleiro, foi condenado a 15 anos pela morte de Eliza. A sentença foi dada em novembro de 2012. Ele também está na Nelson Hungria.

Nesse julgamento, a Justiça condenou Fernanda Gomes de Castro, outra ex-amante do goleiro, a cinco anos de prisão por sequestro e cárcere privado de Eliza e do filho dela. Como a pena foi menor do que seis anos, ela está sendo cumprida em liberdade.

Em abril de 2013, o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de ter sido o executor da jovem, foi apenado com 22 anos de cadeia. Atualmente está na penitenciária onde se encontram Bruno e Macarrão.

Um primo de Bruno, que era réu no processo, foi assassinado em agosto de 2012, no bairro Minaslândia, na região norte de Belo Horizonte. Segundo a polícia, a motivação para o crime teria sido passional. Sales foi executado por ter “cantado” a mulher de outro homem, que planejou o assassinato dele.

Já Elenílson Vítor da Silva, ex-caseiro do goleiro, recebeu pena de três anos de prisão.

Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, amigo de Bruno, foi condenado a dois anos e seis meses. Ambos foram condenados, em agosto de 2013, pelo sequestro e cárcere privado do filho de Eliza. Porém cumprem a pena em regime aberto.

Já Flávio Caetano da Silva, que fazia bico de motorista para a família do goleiro, foi absolvido.

Jorge Luiz Rosa, primo do goleiro e menor de idade na época da morte da jovem, cumpriu medida socioeducativa em um centro de internação para adolescentes infratores em Minas Gerais.