Topo

Objetos pessoais de Chico Xavier vão a leilão em MG

Objetos que pertenceram ao médium Chico Xavier serão leiloados - Divulgação/Rotary Clube Uberaba
Objetos que pertenceram ao médium Chico Xavier serão leiloados Imagem: Divulgação/Rotary Clube Uberaba

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

11/08/2015 14h20

Um busto e os característicos boné e óculos de lentes grossas, além de uma flanela, que pertenceram ao médium Chico Xavier (1910-2002) serão leiloados no dia 29 de agosto na cidade mineira de Uberaba (477 Km de Belo Horizonte).

Não há um lance mínimo para o lote --que inclui todos os itens--, mas a estimativa dos organizadores é de que possa ser arrecadada uma cifra superior a R$ 6.000.

Os objetos foram autenticados pelo herdeiro do médium, o dentista Eurípedes Humberto Higino dos Reis, responsável pelo acervo de Chico Xavier, e doados para o Rotary Clube Uberaba.

Com o Leilão Beneficente Arca de Noé, evento realizado anualmente em Uberaba, o Rotary vai arrecadar fundos para entidades assistenciais do município. A reportagem do UOL não localizou Reis para comentar o leilão.

Além dos objetos que pertenceram ao médium, serão leiloados 150 itens como pequenos animais (gatos e cachorros), pinturas, esculturas, joias, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, produtos agropecuários, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

A estimativa dos organizadores é de que o leilão possa arrecadar valores superiores a R$ 150 mil.

O dinheiro arrecadado será doado para o Hospital Dr. Hélio Angotti e a Escola para Surdos Dulce de Oliveira.

O leilão acontece no Jockey Park, o clube mais sofisticado de Uberaba. A arrecadação beneficiará as duas instituições com 50% da renda para cada uma delas.

Segundo o presidente do Rotary Uberaba, Arlindo Félix, os recursos serão utilizados na compra de medicamentos para o Hospital Dr. Hélio Angotti, com 90% dos pacientes atendidos pelo sistema público, e para a aquisição de aparelhos auditivos para 40 alunos, com deficiências auditivas, da Escola para Surdos Dulce de Oliveira.