Topo

Guardas interrompem trânsito para travessia de patos em Santa Bárbara (SP)

Família de patos atravessa a principal avenida de Santa Bárbara d'Oeste; trânsito foi parado por guardas civis - Allan Barbosa - Allan Barbosa
Família de patos atravessa a principal avenida de Santa Bárbara d'Oeste
Imagem: Allan Barbosa

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto

21/10/2015 18h21

Uma travessia de patos em plena avenida principal de uma cidade do interior paulista. A cena inusitada ocorreu na principal avenida de Santa Bárbara d'Oeste (a 138 km de São Paulo) na tarde de segunda-feira (19). Uma viatura da Guarda Civil Municipal parou o trânsito no local para que os patos pudessem atravessar, em segurança, a pista em direção a um lago. Nenhum animal ficou ferido nem houve registro de acidentes.

As imagens da travessia, feitas por um dos guardas, ganharam as redes sociais. Nelas, é possível ver a viatura encostando próxima ao canteiro central da avenida Santa Bárbara e os carros sendo desviados pelos patrulheiros, enquanto uma pata adulta e seis filhotes fazem a travessia.

Segundo o guarda Allan Barbosa, autor da filmagem, a decisão de parar o trânsito aconteceu depois que os guardas notaram um motorista mudar bruscamente a rota do carro. "Estávamos em patrulhamento e vimos que um veículo desviou de algo e quase atingiu outro carro. Quando chegamos mais perto, verificamos que o desvio do carro foi devido à presença da família de patos na via. Então, para garantir a segurança dos demais condutores, e vida e dos patos, resolvemos parar o trânsito."

Ainda segundo Allan, a ação demorou perto de 10 minutos, até que os patos atravessassem a avenida - que tem duas pistas em cada sentido, além de um canteiro central - e chegassem até um pequeno lago.  "Felizmente, não houve acidente nem os patos se feriram."

Nas redes sociais, a ação foi bastante elogiada. "Até chorei. Que mais pessoas tenham a atitude maravilhosa que vocês tiveram!  O mundo precisa de mais pessoas assim!", escreveu a internauta Sabrina Louzada. Já Rodrigo Silva pediu que o exemplo dado pelos guardas seja seguido. "Estamos precisando de gente que respeite os animais e as pessoas."