Topo

Bicicleta fica presa em fenda e ciclista quebra braço e mandíbula em SP

Bicicleta ficou presa em fenda de bueiro na ciclovia da avenida Pacaembu - Reprodução/Facebook/Gustavo Regis
Bicicleta ficou presa em fenda de bueiro na ciclovia da avenida Pacaembu Imagem: Reprodução/Facebook/Gustavo Regis

Do UOL, em São Paulo

03/02/2016 15h41Atualizada em 04/02/2016 10h44

Uma ciclista fraturou um braço e o maxilar após um acidente na ciclovia da avenida Pacaembu, na zona oeste de São Paulo, na tarde do último domingo (31)."Me acidentei quando minha roda da bike ficou presa no espaço aberto de uma tampa de bueiro pintada de vermelho na nova ciclovia do Pacaembu", escreveu Lilian Frazão em uma sua página no Facebook.

A ciclovia da avenida Pacaembu tem 1,3 quilômetro de extensão e foi inaugurada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) há menos de um mês, em 19 de janeiro.

A reportagem tentou contato com Lilian, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. No Facebook, a ciclista, em recado direto ao prefeito Fernando Haddad (PT), disse que sempre foi defensora das ciclovias.

Amigos de Lilian ressaltaram local do acidente na ciclovia na última terça (2) - Reprodução/Facebook/Pedro Frazão - Reprodução/Facebook/Pedro Frazão
Amigos de Lilian ressaltaram local do acidente na ciclovia na última terça (2)
Imagem: Reprodução/Facebook/Pedro Frazão

"Brigo com os ciclistas sempre que alguém não as usa. Mas fazer dessa forma, passando tinta em cima de bueiro, é de chorar”, disse Frazão. "Por causa de uma obra mal feita, quebrei o braço e a mandíbula. Estou no aguardo da cirurgia, que será realizada nesta semana".

Segundo amigos, a ciclista está se recuperando de cirurgia realizada nesta quarta (3). O hospital onde ela está internada não foi autorizado a passar informações sobre o estado de saúde da paciente.

Nas redes sociais, a ciclista mandou outro recado para Haddad. "Vou sair dessa, mas faça algo para tampar esse buraco. Não deixe que aconteçam coisas piores para depois tomar decisões", escreveu Frazão para o prefeito, que tem as ciclovias como principal bandeira de sua gestão e tenta a reeleição em outubro.

Segurança

Nas redes sociais, amigos e familiares falam que a ciclista pretende processar a prefeitura, mas ressaltam a importância da faixa para ciclistas. "Mesmo com todos os problemas, ainda é mais seguro pedalar nas ciclovias do que no meio dos carros, mas temos que exigir qualidade e segurança na malha cicloviária paulistana", escreveu, no Facebook, Pedro Frazão, amigo da ciclista.

"Gostaria de ressaltar que não é o caso de partidarizar o acontecido, nem de condenar as ciclovias. Elas são um bem para todos nós", disse, por mensagem em rede social, Gustavo Regis, amigo de Frazão. 

Em nota ao UOL, a prefeitura lamentou o acidente e informou que a subprefeitura da Sé realizou, nesta quarta-feira (3), uma vistoria na ciclovia da avenida Pacaembu e constatou que a tampa da boca de lobo estava deslocada. "O problema foi imediatamente corrigido pela subprefeitura por caracterizar risco aos frequentadores".

Segundo a administração municipal, as obras da ciclovia Pacaembu são realizadas pela THINK Construtora em contrapartida à implantação de torres de escritórios na avenida Marques de São Vicente. "Portanto, são medidas mitigadoras pela construção de um polo gerador de tráfego na região", diz a prefeitura.

A CET pretende notificar a construtora para garantir a segurança na ciclovia. Por meio de nota, a THINK Construtora lamentou o acidente e declarou que para a execução da ciclovia foi contratada "uma empresa devidamente homologada da prefeitura". "A conclusão e entrega da obra pela empresa contratada já foi vistoriada e aceita pelos órgãos competentes", diz o texto.

Obrigada a todos meus amigos e desconhecidos que passaram e me ajudaram domingo cedo na ciclovia do Pacaembú. Me...

Publicado por Lilian Frazao em Segunda, 1 de fevereiro de 2016

Com 2% de ruas com ciclovia, SP teve quase 50 mortes de ciclistas

SBT Online