Topo

Chuva deixa capital paulista em estado de atenção para alagamentos

Pedestres enfrentam forte chuva na Avenida Paulista, em São Paulo - J.Duran Machfee/Futura Press/Estadão Conteúdo
Pedestres enfrentam forte chuva na Avenida Paulista, em São Paulo Imagem: J.Duran Machfee/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

21/01/2017 17h54

Todas as regiões da capital paulista estavam em estado de atenção para alagamentos devido às chuvas no fim da tarde deste sábado (21), de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). As zonas norte, leste, oeste, sudeste, central e as marginais Tietê e Pinheiros estão em atenção desde as 17h. 

O estado de atenção é decretado quando se considera que as chuvas têm potencial para a formação de alagamentos (precipitação intermitente ou contínua e/ou moderada a forte). 

As novas áreas de instabilidade vindas do norte da Grande São Paulo e da cidade de Guarulhos, associadas à presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), continuam causando chuvas em São Paulo, segundo o CGE. Por volta das 17h30, a chuva era forte na zona norte, nos bairros de Tremembé, Jaçanã e Cachoeirinha. Enquanto nas zonas leste, oeste e sudeste o predomínio era de chuva leve, com pontos moderados.

Conforme previsão dos meteorologistas do CGE, o sábado segue com tempo instável, com chuvas com potencial para formação de alagamentos e transbordamentos de córregos e rios. 

Previsão para os próximos dias

Ainda segundo o CGE, o tempo segue instável no domingo (22) em São Paulo. Pela manhã devem ocorrer períodos de melhoria com pequenas aberturas de sol, no entanto, áreas de instabilidade devem se formar e provocar pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento à tarde. As chuvas persistem, mas com menor intensidade no período da noite. Mínima de 18°C ao amanhecer e máxima de 26°C à tarde.

Na segunda-feira (26), muitas nuvens e chuvas devem se concentrar entre a tarde e a noite. Há potencial para alagamentos e deslizamentos, segundo o CGE. Os termômetros oscilam entre 19°C e 26°C.

Uma pessoa morreu 

Na última sexta-feira (20), uma pessoa morreu afogada durante a chuva na capital paulista. De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve um chamado por volta das 19h20 em Perdizes, zona oeste da cidade. A vítima estava presa embaixo de um ônibus na rua Cardoso de Almeida, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Segundo a corporação, a morte foi constatada no local.

(Com Agência Brasil)