Aeronave cai em SC durante aplicação de inseticida em bananal; piloto morre

Do UOL, em São Paulo

  • 2ª Companhia de Aviação da Polícia Militar/Divulgação

    Avião agrícola aplicava defensivo agrícola em bananal em Garuva (SC)

    Avião agrícola aplicava defensivo agrícola em bananal em Garuva (SC)

Uma aeronave agrícola, de pequeno porte, caiu na manhã desta quinta-feira (23) na região de Garuva, norte do Estado de Santa Catarina, próximo à divisa com o Paraná. As informações são do Corpo de Bombeiros de Blumenau. O piloto, único ocupante, não resistiu e morreu no local.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia de Aviação da Polícia Militar, Leandro Edson Rosa, a aeronave, de matrícula PT WBO, sobrevoava uma plantação de bananas para aplicação de defensivos agrícolas no momento da queda, registrada pouco antes das 7h30. 

"Localizamos o piloto ainda com vida e tentamos reanimá-lo, mas ele não resistiu e morreu. A aeronave bateu na encosta de um morro em uma área de vegetação no Monte Crista, mas os destroços só poderão ser retirados pelo proprietário depois que os trabalhos de investigação na área forem concluídos", afirmou o policial.

Ainda não há informações sobre as causas do acidente e sobre a identidade do piloto. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), uma equipe do Seripa (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes) 5, de Porto Alegre, está em deslocamento para o local do acidente. A ocorrência seria investigada para fins de prevenção.

"A ação inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, ouvir relatos de testemunhas e reunir documentos. A investigação realizada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes) tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.", informou o Cenipa, em nota.

Segundo o registro da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a fabricante é a Piper Aircraft, e o modelo é o PA-25-235. O operador está registrado como Seragri Servicos Aero Agricolas Ltda Me.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos