Topo

Sertanejo reza por chuva hoje, dia de São José, para espantar seca e ter safra

Vanda, Rita e Maria Inês (da esq. para a dir.) cuidam de igreja em Pernambuquinho - Beto Mácirio
Vanda, Rita e Maria Inês (da esq. para a dir.) cuidam de igreja em Pernambuquinho Imagem: Beto Mácirio

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Sertânia (PE)

19/03/2017 04h00

Para a fé do nordestino --especialmente em época de seca--, a chegada do dia de São José é marcante. Reza a tradição secular que, se não chover neste domingo, dia 19, o inverno será ruim, e o agricultor não vai colher a safra.

"Se não chover, melhor nem plantar que não vai dar nada", afirma o agricultor Cícero Patrício dos Santos, que mora em Sertânia, no sertão pernambucano.

A fé do nordestino segue inabalável, mesmo com os cinco anos de seca consecutivos e perdas constantes de safras. "A gente tem que ter fé. Só temos Deus pra ter fé, e com as orações a gente sempre tem esperança que São José vai mandar água", completa o agricultor.

 Cícero Patrício dos Santos - Beto Macário/UOL - Beto Macário/UOL
"Se não chover, melhor nem plantar que não vai dar nada", diz Cícero
Imagem: Beto Macário/UOL

Data especial

O dia de São José é sempre especial para os sertanejos. No distrito de Pernambuquinho, também em Sertânia, o santo é ainda mais importante: se tornou padroeiro do distrito de agricultores.

"Esse é o dia que a gente mais espera", diz Rita Lourenço Patriota, 44, que é uma das cuidadoras da igreja do povoado.

Neste domingo, haverá a tradicional procissão no local. Desde a quinta-feira (16) os moradores estão em oração para o santo e para pedir chuvas. "Na noite de ontem [sexta, 17], a gente começou a rezar e choveu bastante. Foi uma bênção", conta.

Apesar de secular, não se sabe bem de onde vem a origem da tradição. "Essa é uma tradição é antiga, conheço dos meus pais, que já herdaram essa fé dos avós, bisavós", completa a também cuidadora da igreja de Pernambuquinho, Vanda Lúcia, 41.

Certo mesmo é que os nordestinos se apegam a fé no santo para dias melhores. "Ele sempre nos dá os sinais certos. Ele dá o recado da chuva, mas também é o protetor das famílias", assegura Maria Inês da Silva, 52, que também é responsável pela igreja.

Com quatro filhos, a agricultora Rosa Quitéria da Silva, 38, diz ter um orgulho especial: sua terceira filha, Bianca, nasceu justamente no dia de São José. "Ela faz dez anos no domingo", comemora.

Rosa Quitéria da Silva - Beto Macário/UOL - Beto Macário/UOL
Rosa se diz orgulhosa por sua filha ter nascido no dia de São José
Imagem: Beto Macário/UOL

Ela conta que renovou a esperança para 2017 e fez orações. "Tenho a mesma esperança sempre, e rezo para ter uma plantação boa este ano. Ano passado não tivemos nada", relata Silva, que costuma plantar feijão, milho e melancia no pequeno assentamento onde vive. "A gente planta o milho agora para colher no São João."

Para este domingo, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê que o dia será de chuva no sul e norte do Maranhão, no sul do Piauí e no oeste e sul da Bahia. Ainda há possibilidade de chuvas nos semiáridos de Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. No semiárido do Ceará, a previsão é de sol.

"Explicação"

O meteorologista e professor aposentado da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Luís Carlos Molion, afirma que a crença sertaneja tem uma ponta de fundamento científico. "Faz sentido, mas apenas no norte do Nordeste", diz.

"Existe uma região praticamente paralela ao Equador em que os ventos do hemisfério Sul se encontram com os do Norte --que são os ventos alísios. Essa zona de convergência intertropical é de extrema importância para chuva em Estados como Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará. Normalmente, quando é nessa época do ano, essa zona atravessa a região equatorial, atingindo três graus de latitude sul, chegando a esses Estados. E isso coincide justamente com o dia de São José, quando ocorrem chuvas precedentes ao inverno", explica.