Topo

Avião com mais de 600 kg de cocaína não decolou da fazenda de ministro, diz PF

Detalhe da aeronave que transportava mais de 600 kg de droga, interceptada pela FAB - Divulgação/PM-GO
Detalhe da aeronave que transportava mais de 600 kg de droga, interceptada pela FAB Imagem: Divulgação/PM-GO

Do UOL*, em São Paulo

27/06/2017 18h54

A Polícia Federal em Goiânia informou no final da tarde desta terça-feira (27) que o GPS da aeronave interceptada no domingo (25) pela FAB (Força Aérea Brasileira), com mais de 600 Kg de cocaína, apresentou um plano falso de voo durante a aplicação das medidas de policiamento do espaço aéreo. Segundo a PF, o avião decolou da Bolívia, e não de Campo Novo do Parecis (MT).

De acordo com a FAB, o piloto Apoena Índio do Brasil havia informado que a aeronave matrícula PT-IIJ decolara da fazenda Itamarati Norte com destino a Santo Antônio do Leverger (MT). A fazenda pertence à família do ministro da Agricultura Blairo Maggi.

"O GPS da aeronave indicou que ela efetivamente partiu da Bolívia. As investigações continuam no sentido de localizar e ser ouvido o proprietário da aeronave e demais pessoas envolvidas", disse a PF em Goiás, por nota.

Segundo a PF, mais cedo, tanto o piloto quanto o copiloto, Fabiano Júnior da Silva, presos na noite dessa segunda-feira (26) em Itapirapuã (GO), disseram em depoimento que elaboraram um plano de voo falso “para ludibriar a fiscalização, em caso de alguma parada”. Ainda segundo a PF, “há indícios” de que a droga tenha sido embarcada na Bolívia, mas isso só será elucidado no curso das investigações, “que estão só começando”.

Ministro Blairo Maggi (PR-MT)  - Sergio Lima - 23.mai.13/Folhapress - Sergio Lima - 23.mai.13/Folhapress
Ministro Blairo Maggi (PR-MT)
Imagem: Sergio Lima - 23.mai.13/Folhapress

Também no depoimento, o piloto teria afirmado que o pouso seria em uma fazenda de Jussara, distante cerca de 30 quilômetros do local em que efetivamente houve o pouso, e que o transporte da carga renderia a ele R$ 90 mil. O copiloto teria confessado que era o dono da droga, avaliada pela PF em mais de R$ 20 milhões. Tanto a origem da aeronave quanto a propriedade real da droga também são alvo do inquérito.

A PF não informou quem já foi ouvido e quem ainda será chamado a depor, nem se representantes da fazenda citada pelo piloto à FAB também serão chamados.

Voo

Os dois homens foram identificados por pessoas que suspeitaram quando eles deram entrada em um hotel de Jussara. Eles sobreviveram ao pouso forçado que destruiu o bimotor PT IIJ após interceptação de um Super Tucano da FAB, durante a Operação Ostium, que combate voos que alimentam as redes de narcotráfico.

Assim que foi noticiado o local indicado da decolagem no mapa de voo, a empresa que arrenda a fazenda citada nele, o Grupo Amaggi, e o ministro Blairo Maggi, dono da propriedade, manifestaram-se e negaram conhecimento do caso.

Além da identificação real do plano de voo completo, a PF tenta apurar quem é o proprietário do bimotor e da droga.

Aeronáutica

Em nota, o Cecomsaer (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica) informou que um avião A-29 Super Tucano da FAB interceptou o avião bimotor matrícula PT-IIJ na região de Aragarças (GO). A ação integrou a Operação Ostium, que visa a coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico.

Veja trecho de nota da Aeronáutica:

"A interceptação, feita pela aeronave de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB, iniciou-se às 13h17 da tarde deste domingo. O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo, conforme estabelece a Lei 7565/1986 e o Decreto 5.144/2004, interrogando o piloto do bimotor e comandando, na sequência, a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças (GO).

Inicialmente, a aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, arremeteu. O piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião não respondeu. A partir desse momento, foi classificado como hostil. O A-29 da FAB executou o tiro de aviso - uma medida de persuasão para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da defesa aérea - e voltou a comandar o pouso obrigatório.

O avião interceptado novamente não respondeu e pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás.

Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado e faz buscas no local. O avião será removido para o quartel da Polícia Militar de Goiás em Jussara. A droga apreendida será encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia."

Amaggi diz não ter ligação com aeronave e que não autorizou pouso/decolagem

O grupo Amaggi, empresa da família do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta segunda-feira, 26, em nota, não ter qualquer ligação com a aeronave interceptada pela (FAB). No comunicado, a companhia afirma que "não emitiu autorização para pouso/decolagem" da aeronave "em qualquer uma de suas pistas".

A Amaggi informa que a parte da fazenda Itamarati arrendada pela empresa tem 11 pistas autorizadas para pouso eventual "(apropriadas para a operação de aviões agrícolas, o que não demanda vigilância permanente), localizadas em pontos esparsos de 54,3 mil hectares de extensão".

Segundo a Amaggi, a região de Campo Novo do Parecis "tem sido vulnerável à ação de grupos do tráfico internacional de drogas", dada a proximidade com a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. "Tal vulnerabilidade acomete também as fazendas localizadas na região. Em abril deste ano a Amaggi chegou a prestar apoio a uma operação da Polícia Federal (PF), quando a mesma foi informada de que uma aeronave clandestina pousaria com cerca de 400 kg de entorpecentes (conforme noticiado à época) em uma das pistas auxiliares da fazenda. Na ocasião, a PF realizou ação de interceptação com total apoio da Amaggi, a qual resultou bem-sucedida."

* Com informações da Estadão Conteúdo