Autoridades investigam queda de avião de pulverização agrícola no interior de SP

Wagner Carvalho

Colaboração para o UOL, em Bauru

  • 104 FM/Divulgação

    Avião cai e pega fogo treinamento no interior de São Paulo

    Avião cai e pega fogo treinamento no interior de São Paulo

Técnicos Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigam as causas da queda de uma aeronave que fazia um voo de treinamento em curso de pulverização agrícola no final da tarde de terça-feira (14) no município de Itápolis, a 360 km de São Paulo. O avião pegou fogo e o piloto morreu. 

Nelson Alves Moreira Neto, 23, que pilotava a aeronave, morreu carbonizado, segundo a polícia. Ele é neto do prefeito de Lagoa da Confusão (TO). O jovem era piloto comercial e estava em Itápolis participando de um curso de especialização em pulverização agrícola.

A escola E.J. Escola de Aviação Civil, proprietária da aeronave, tem como sócio o prefeito de Itápolis, Edmir Antônio Gonçalves. Ele afirmou que os documentos e a manutenção da aeronave estavam em dia.

A vítima estava sozinha na aeronave, mas era monitorada por um instrutor que acompanhava o voo em solo. De acordo com a Polícia Civil de Ibitinga (SP), cidade vizinha a Itápolis, a aeronave perdeu altitude, tocou ao solo e explodiu.

Uma equipe do Cenipa ficou em Itápolis nesta quarta-feira (15) por cerca de três horas, fez fotos dos destroços do avião e recolheu algumas peças para serem analisadas.

O prazo para apontar as causas do acidente é de 30 dias. Edmir Gonçalves, sócio da escola e prefeito de Itápolis, afirmou que tanto a documentação da escola que funciona de 1999 e da aeronave estão em dia.

Horas antes do acidente fatal, o piloto chegou a publicar em sua página em uma rede social, que estava feliz com a conclusão do curso. "Está acabando, e o sonho vai se tornando realidade", escreveu. O corpo de Moreira Neto passou pelo Instituto Médico Legal (IML) de Jaboticabal e foi levado para Lagoa da Confusão, onde é velado nesta quarta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos