Jovem emagrece 51 quilos em 11 meses para entrar em vestido de formatura

Wagner Carvalho

Colaboração para o UOL, em Bauru

  • Arquivo pessoal e UOL

    Luziene Ferreira emagreceu 51 quilos para participar de festa de formatura

    Luziene Ferreira emagreceu 51 quilos para participar de festa de formatura

Luziene Aparecida Ferreira tem 24 anos e vem de uma família de pessoas que nunca se importaram em estar acima do peso. Mas há cerca de um ano ela começou a ficar incomodada com a ideia de comparecer à sua festa de formatura da faculdade de pedagogia em 2018 pesando 130 quilos. Por causa disso adotou uma rotina diária que combina exercícios físicos com reeducação alimentar com o objetivo de cortar seu peso pela metade. 

Moradora de Boraceia, município a 339 km de São Paulo, Luziene emagreceu 51 quilos desde que começou seu plano em fevereiro de 2017 e hoje tem 79 quilos.

"Eu decidi emagrecer, falei que ia mudar e foquei totalmente nesse objetivo para poder participar da minha formatura. Eu via as meninas nas formaturas com aqueles vestidos bonitos e então percebi que eu só poderia entrar em um daqueles se perdesse peso, se mudasse meu estilo de vida", conta.

Luziene diz que a obesidade trazia para ela apenas o incômodo do cansaço físico, mas afirma que sempre teve uma saúde ferro e que os exames sempre comprovavam isso.

"Eu me alimentava mal, vivia de doces, biscoitos, não havia frutas ou verduras na minha dieta, trocava o café da manhã por um pacote de bolacha recheada e de noite o jantar sempre era substituído por biscoitos, sorvetes ou lanches, tudo muito calórico", lembra.

Wagner Carvalho / UOL
Luziene Aparecida Ferreira em sua rotina de exercícios em Boraceia

A moça afirma que foi motivada por uma de suas professoras. "A professora Cássia Magna foi uma das minhas incentivadoras, tivemos uma conversa muito legal e ela me incentivou a conseguir eliminar tanto peso sem o uso de qualquer medicamento, apenas com a mudança de hábitos", afirma.

Proprietário da academia de ginástica que ela frequenta, o instrutor Luiz Ferreira da Silva Filho afirma que nunca teve uma aluna tão determinada.

"A Luziene chegou na academia focada em mudar seu estilo de vida, isso ajudou bastante na conquista dos objetivos, a gente estipulava uma meta para eliminar, por exemplo, seis quilos, e na nova pesagem ela havia perdido 10 ou 12 quilos", afirma. 

"A reeducação alimentar, mudança de hábitos aliados à prática de exercícios físicos assistidos por um profissional de educação física sempre foi e continuará sendo o melhor caminho para se perder peso, sem prejudicar a saúde e sem sofrer o tal efeito "sanfona" que é quando o peso retorna na mesma proporção ou um pouco mais quando se deixa de tomar o remédio", diz.

A jovem conta que por várias vezes pensou em desistir, mas os resultados fizeram com que ela se mantivesse firme no objetivo. "A rotina desde o início sempre foi academia, caminhada e uma alimentação controlada, com horários certos, com muitas frutas e verduras. Os biscoitos, doces e o refrigerante ficaram para trás", conta.

Luziene afirma estar feliz com o resultado obtido até agora, mas afirma que ainda não é o ideal, ela quer chegar aos 65 quilos e eliminar 50% do peso que tinha em fevereiro de 2017.

O instrutor da academia de ginástica Silva Filho diz que em cada fase do processo para o emagrecimento a rotina de exercícios é alterada. "Ela recebeu treinamento para perder gordura, recebeu para fortalecer os músculos, tudo direcionado para atender às necessidades do corpo dela e atingir o objetivo traçado", conta.

Nutricionista via internet

Sem condições de ter um acompanhamento nutricional particular, Luziene conta que a internet foi uma aliada para ela encontrar a alimentação ideal, um cardápio que auxiliasse no processo de emagrecimento.

"Eu visitava os sites especializados, lia os artigos publicados buscando orientações e consegui incluir na minha dieta uma alimentação balanceada com frutas, verduras e legumes nas refeições, além de impor uma regularidade de horário para cada refeição", conta.

A formatura em pedagogia é só final de 2018, mas Luziene já sabe que poderá participar da festa usando a roupa que sempre quis, estando de bem consigo. "Dá para conseguir, basta seguir o objetivo traçado, eu sei que dá", afirma.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos