Policiais e bandidos trocam tiros no Morro Dona Marta, favela modelo das UPPs no Rio
Policiais e criminosos trocaram tiros no Morro Dona Marta, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (23). Segundo o comando da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da região, o tiroteio começou por volta das 16h, após policiais que realizavam patrulhamento pelo interior da comunidade serem alvejados pelos bandidos.
Ainda de acordo com a UPP, os criminosos fugiram. Até o momento, não há registro de presos ou feridos na ação. O policiamento está intensificado na região.
Moradores do morro relataram por meio de suas redes sociais a ocorrência do tiroteio. “Muito tiro aqui no Dona Marta”, disse uma moradora. “Chapa quente no Dona Marta a tarde toda”, afirmou ainda outro internauta.
Ainda segundo relatos, policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) estariam encurralados na escadaria do morro. A UPP não se pronunciou sobre a informação.
"UPP modelo"
Considerada a “UPP modelo” do Rio, a favela Santa Marta tem cerca de 4 mil moradores concentrados em pouco mais de 53 mil metros quadrados.
O local recebeu a primeira delegacia de UPP do Rio, em 2008, o que deu início à política de segurança pública adotada na gestão do então governador Sérgio Cabral (PMDB) e do ex-secretário José Mariano Beltrame.
Ao longo dos anos, no entanto, o projeto de ocupação policial foi se deteriorando a partir de sucessivos episódios de violência.
Em agosto do ano passado, a estátua de Michael Jackson, erguida no alto do Dona Marta após uma visita do cantor à comunidade em 1996, apareceu com um fuzil pendurado em seu pescoço. A imagem viralizou nas redes sociais.
Um dos suspeitos de terem pendurado a arma na estátua, conhecido como Mateuszinho, foi preso pela polícia. Ele estava foragido da Justiça por tentativa de homicídio contra um policial da UPP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.