Policiais e bandidos trocam tiros no Morro Dona Marta, favela modelo das UPPs no Rio

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

Policiais e criminosos trocaram tiros no Morro Dona Marta, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (23). Segundo o comando da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da região, o tiroteio começou por volta das 16h, após policiais que realizavam patrulhamento pelo interior da comunidade serem alvejados pelos bandidos.

Ainda de acordo com a UPP, os criminosos fugiram. Até o momento, não há registro de presos ou feridos na ação. O policiamento está intensificado na região.

Moradores do morro relataram por meio de suas redes sociais a ocorrência do tiroteio. "Muito tiro aqui no Dona Marta", disse uma moradora. "Chapa quente no Dona Marta a tarde toda", afirmou ainda outro internauta.

Ainda segundo relatos, policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) estariam encurralados na escadaria do morro. A UPP não se pronunciou sobre a informação.

"UPP modelo"

Considerada a "UPP modelo" do Rio, a favela Santa Marta tem cerca de 4 mil moradores concentrados em pouco mais de 53 mil metros quadrados.

O local recebeu a primeira delegacia de UPP do Rio, em 2008, o que deu início à política de segurança pública adotada na gestão do então governador Sérgio Cabral (PMDB) e do ex-secretário José Mariano Beltrame.

Reprodução/WhatsApp
14.ago.2017 - Estátua de Michael Jackson com fuzil no pescoço

Ao longo dos anos, no entanto, o projeto de ocupação policial foi se deteriorando a partir de sucessivos episódios de violência.

Em agosto do ano passado, a estátua de Michael Jackson, erguida no alto do Dona Marta após uma visita do cantor à comunidade em 1996, apareceu com um fuzil pendurado em seu pescoço. A imagem viralizou nas redes sociais.

Um dos suspeitos de terem pendurado a arma na estátua, conhecido como Mateuszinho, foi preso pela polícia. Ele estava foragido da Justiça por tentativa de homicídio contra um policial da UPP.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos