Topo

"UPP modelo" no Rio, Dona Marta ainda enfrenta problemas

19/12/2013 16h45

Com cerca de 4.000 moradores concentrados em pouco mais de 53 mil metros quadrados, a favela Santa Marta é uma das mais emblemáticas das cerca de 150 favelas do Rio de Janeiro.

Incrustada entre os bairros de Botafogo e Laranjeiras, na Zona Sul da cidade, o local recebeu, há exatos cinco anos, a primeira delegacia de UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da cidade, e desde então outras 27 comunidades já foram ocupadas, recebendo 36 novas UPPs --algumas favelas, como o Complexo do Alemão, possuem mais de uma delegacia.

Sem tiroteios e com taxa zero de homicídios desde então, a de Santa Marta vem sendo considerada como "UPP modelo" em questão de segurança e de bom relacionamento entre os policiais e os locais.

Famosa em todo o mundo por ter por sido palco do videoclipe They Don't Care About Us, do cantor Michael Jackson, em 1996 (ao lado do Pelourinho, em Salvador), a favela já recebeu a visita do vice-presidente americano Joe Biden e de diversos artistas estrangeiros, além de ter servido como cenário do filme Velozes e Furiosos 2.

Uma visita à comunidade, no entanto, revela as urgências do que os moradores. Para eles, após a expulsão dos traficantes e a consolidação da segurança, é preciso que as condições de moradia, saneamento, recolhimento de lixo, educação, saúde e infraestrutura sejam alvos de melhorias.