Topo

Segundo tiroteio em uma semana deixa 6 mortos na Rocinha, diz PM; mais 2 corpos são encontrados

Movimentação policial após tiroteio na Rocinha, no Rio de Janeiro - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Movimentação policial após tiroteio na Rocinha, no Rio de Janeiro Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo*

24/03/2018 10h26Atualizada em 26/03/2018 08h58

Uma operação policial na Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro, deixou seis mortos na manhã deste sábado (24), de acordo com informações divulgadas pela PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro). Outros dois corpos foram encontrados em uma passarela na comunidade e entregues à Delegacia de Homicídios, mas a PM não os associa ao tiroteio.

O Batalhão de Choque fazia um patrulhamento na comunidade quando "criminosos armados" atiraram contra as equipes. Houve confronto na Rua 2 e na localidade Roupa Suja, conforme divulgado pela Polícia Militar em seu perfil no Twitter.

Leia também:

Ainda de acordo com a PMERJ, seis pessoas foram encontradas baleadas e encaminhadas ao Hospital Miguel Couto, onde morreram. Mais tarde, outros dois corpos foram encontrados em uma passarela na favela. Nenhum policial militar ficou ferido na operação.

A Polícia Militar do Rio divulgou ainda que, com os baleados, "foram apreendidos um fuzil, seis pistolas e duas granadas". Um vídeo foi divulgado com imagens dos objetos apreendidos:

O hospital Miguel Couto afirmou ao UOL que não podia fornecer informações sobre os baleados que lá foram atendidos.

A página "Onde Tem Tiroteio-RJ" divulgou um vídeo com imagens da Rocinha na manhã de hoje:

A Rocinha teve a rede elétrica atingida e está sem luz. A Light, concessionária de energia, informou que, diante da insegurança, não pode enviar técnicos para reestabelecer o fornecimento.

A segurança pública do Rio de Janeiro está sob intervenção federal de caráter militar desde o dia 16 de fevereiro.

Duas mortes em tiroteio há três dias

Na noite da última quarta-feira (21), um policial militar e um morador da Rocinha morreram após serem baleados em um confronto entre traficantes e policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) local.

O PM, identificado como Mesquita, foi baleado no abdômen. Ele chegou a ser socorrido no Hospital Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu. Ele foi enterrado ontem. Já o morador da Rocinha era o vendedor ambulante Antonio Ferreira da Silva, conhecido como Marechal. Seu funeral ocorreu na manhã deste sábado.

A PM (Polícia Militar) realizou uma operação na região com apoio de policiais do batalhão de Choque e da UPP. Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do GAM (Grupamento Aeromóvel) também foram acionados para o local.

O serviço Disque Denúncia oferece recompensa de R$ 5 mil por informações que levem aos assassinos de Felipe de Mesquita. O telefone é (21) 2253-1177.

No fim de semana anterior, um intenso confronto na região já havia fechado vias do bairro. Comerciantes precisaram fechar as portas.

24.mar.2018 - Policiais militares conduzem dois rapazes algemados durante operação na Rocinha, zona sul do Rio, neste sábado (24), que resultou em tiroteio com sete mortes - Marcelo Regua/Agência O Globo - Marcelo Regua/Agência O Globo
Policiais conduzem rapazes algemados durante operação na Rocinha neste sábado (24)
Imagem: Marcelo Regua/Agência O Globo

51 mortos em seis meses de operações

Desde de setembro do ano passado, a comunidade sofre com a disputa de facções pelo tráfico de drogas da região e operações regulares da PM.

Neste sábado, após o tiroteio com sete mortos, a PM divulgou um balanço dos seis meses de operação na Rocinha. Segundo a Polícia, neste período 51 pessoas morreram (48 criminosos, dois policiais e uma turista espanhola) e outras 13 ficaram feridas (dois policiais e 11 moradores).

Ainda de acordo com o saldo, 105 pessoas foram presas e foram apreendidos: 38 fuzis, 3 submetralhadoras, 6 espingardas calibre 12, 66 pistolas, 5 fuzis falsos, 3 pistolas falsas, 69 granadas ou artefatos explosivos e mais de duas toneladas de drogas (não especificadas).

24.mar.2018 - Vasos de flores foram colocados em um dos pontos da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, para homenagear vítimas de tiroteios entre policiais e traficantes na comunidade. Um deles, o "senhor Marechal", o vendedor ambulante Antonio Ferreira da Silva, foi morto na última quarta-feira (21). Neste sábado (24), mais sete pessoas foram baleadas e mortas em uma ação da Polícia Militar - José Lucena/Estadão Conteúdo - José Lucena/Estadão Conteúdo
Vasos de flores colocados em um dos pontos da Rocinha para homenagear os mortos do tiroteio do dia 21
Imagem: José Lucena/Estadão Conteúdo

* Com informações da Agência Brasil