Topo

Mais 4 ônibus incendiados em MG; Pimentel diz que busca punição de responsáveis

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

04/06/2018 18h06Atualizada em 04/06/2018 18h07

Pelo menos mais quatro ataques e incêndios a ônibus ocorreram na tarde desta segunda- feira (4) em três municípios de Minas Gerais, totalizando ao menos 34 veículos afetados no estado desde ontem. Um quarto ônibus foi incendiado por volta de 14h30 em Uberaba. As empresas que exploram o serviço de transporte público no município retiraram os veículos de circulação.

Neste domingo (3), três ônibus já haviam sido incendiados na cidade. Por meio de nota, a prefeitura informou que “está acompanhado da situação que envolve os ônibus alvos de criminosos”.

Leia mais:

“Neste momento, por questão de segurança, as empresas Líder e Piracicabana estão retirando os veículos de circulação. Assim que novas informações forem divulgadas, repassaremos de forma oficial”, diz o comunicado.

Ataques a ônibus do transporte coletivo também voltaram a ser registrados também na tarde desta segunda-feira (4) em mais duas cidades do Sul de Minas. De acordo com a PM, dois veículos foram atacados em Pouso Alegre (MG) e outro em Passos (MG).

Em Pouso Alegre, um ônibus foi incendiado por volta de 13h40 no bairro Recanto dos Fernandes. De acordo com a corporação, três pessoas armadas obrigaram o motorista e os passageiros a saírem do veículo. Na sequência, eles atearam fogo no ônibus e depois fugiram. O incêndio consumiu o veículo e ainda atingiu um carro estacionado próximo. A fiação elétrica também foi atingida. O segundo veículo, por sua vez, ainda de acordo com a PM, foi atacado no bairro Belo Horizonte, mas não houve mais detalhamentos.

Em Passos, um ônibus foi incendiado no bairro Jardim Nossa Senhora de Lourdes, por volta de 15h40. No mesmo horário, criminosos tentaram atear fogo em um veículo da Polícia Militar que estava em uma oficina.

Forças de segurança

Na tarde desta segunda-feira, a assessoria do governador Fernando Pimentel (PT) divulgou nota sobre os ataques, ressaltando que “está empenhado na resolução e no esclarecimento das motivações que levaram à queima de ônibus e outros eventos de segurança desde o domingo (3), em diferentes cidades mineiras”.

“Todas as forças de segurança trabalham de forma integrada e com prioridade na questão, na busca de resultados e punição de responsáveis”, diz o comunicado.

"A Polícia Civil já está com investigações em curso. Entretanto, apesar de entender todo o desejo de mais detalhes oriundos da imprensa, é imprescindível o sigilo das ações e investigações que estão sendo desenvolvidas, potencializando, desta forma, o objetivo final que é o esclarecimento dos fatos para a sociedade".