MG: Número de ônibus incendiados em 2018 já é igual ao de 2017 inteiro
Em 2018, o número de ônibus incendiados no estado de Minas Gerais já é igual ao número de ocorrências do ano passado inteiro. Segundo dados levantados pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), em 2017, ao todo, 54 ônibus foram incendiados, mesmo número de ônibus queimados até hoje em 2018.
Ainda conforme o levantamento, ao todo em 2018, 114 ônibus foram incendiados no Brasil. Desses ataques, 80% aconteceram em cidades da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo).
Esse salto teve impulso recente. Desde domingo (3) até esta segunda-feira (4), criminosos incendiaram pelo menos 34 ônibus em 16 cidades de Minas Gerais. Não houve feridos e 30 pessoas foram presas.
No sábado (2), o mesmo aconteceu em Natal (RN), em menores proporções. Segundo a polícia, criminosos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) atearam fogo em um veículo.
Entre 2004 e 2018, o material mostra que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais representam os estados com mais ocorrências de ônibus incendiados no Brasil. Ao todo, São Paulo registra 685 ocorrências, em seguida, o Rio (com 541 casos) e Minas (com 336 casos).
Despesa milionária
De acordo com outros dados da NTU, de 2004 até maio de 2018, a despesa somada com os ônibus incendiados chega a R$ 859,3 milhões.
Para o cálculo, a instituição considera o valor da reposição de um ônibus em R$ 350 mil. Além disso, inclui-se o impacto dos passageiros não transportados, o custo das horas não trabalhadas pelos passageiros que não foram transportados nos dias dos ataques e o custo da quilometragem comprometida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.