Topo

Falha em radar afeta voos em Guarulhos, Congonhas e Viracopos

28.fev.2014 - Movimentação de passageiros no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos - Beto Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
28.fev.2014 - Movimentação de passageiros no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos Imagem: Beto Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo*

16/06/2018 11h18Atualizada em 16/06/2018 12h58

A operação aérea dos principais aeroportos de São Paulo foi prejudicada na manhã deste sábado (16) por uma falha no sistema de radar de aproximação da aeronáutica. Segundo a Infraero, houve uma "instabilidade no sistema de tráfego aéreo do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão da FAB (Força Aérea Brasileira) responsável por manejar e orientar os voos nos aeroportos brasileiros.

Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, às 9h29, o radar foi restabelecido e a situação está se normalizando no terminal. As operações no aeroporto ficaram suspensas, por orientação do Decea, entre 8h12 e 9h29. Durante esse período só Guarulhos teve 11 decolagens atrasadas e oito voos redirecionados para outros aeroportos.

Em Congonhas, dois voos foram cancelados - a situação começou a se normalizar a partir das 9h30. 

No aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o problema começou às 8h15, mas às 9h25, segundo a assessoria, a situação havia sido normalizada. Dois voos tiveram que ser remanejados, e um, cancelado.

Por meio de nota, a Aeronáutica informou que um problema no sinal do radar na Área de Controle Terminal de São Paulo resultou na interrupção de pousos e decolagens.

"O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) adotou, desde as 8h15 deste sábado (16/5), ações de contingenciamento entre as aeronaves nas áreas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Curitiba (PR).A adoção dessas ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo foi necessária devido a um problema no sinal do radar da Área de Controle Terminal de São Paulo (APP-SP), o qual foi totalmente restabelecido às 09:20. Por conta disso, alguns voos sofreram alterações, sempre tendo como objetivo a manutenção de um elevado nível de segurança das operações", diz a nota.

* Com informações da Estadão Conteúdo e da Agência Brasil