Topo

Ministério diz que reparo em canal da transposição do São Francisco será feito até o fim da semana

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

14/08/2018 15h30

O Ministério da Integração Nacional informou, nesta terça-feira (14), que o reparo do canal do eixo norte da transposição do rio São Francisco deve durar até o fim desta semana. A estrutura rompeu entre os municípios de Feira Nova e Salgueiro, no sertão pernambucano, no sábado (11).

Segundo o ministério, a demora no conserto se deve ao fato de o dano ser maior do que o imaginado na primeira avaliação. A ideia inicial era fazer o reparo em até 24 horas, depois esse prazo foi alongado para 48 horas e, hoje, foi esticado até o fim desta semana.

O rompimento deixou uma cratera de 30 metros de comprimento. O vazamento de água (veja o vídeo acima) durou cerca de 3 horas e foi contido. Não há relato de danos materiais causados pelo incidente. A pasta ainda não calculou o valor do prejuízo.

Ainda segundo o ministério, apesar da gravidade do problema, não haverá atraso no cronograma da entrega do eixo norte --que deve ser concluído até o fim do ano.

Mensagens que circularam pela internet afirmam que o rompimento ocorreu por conta da má qualidade da obra.

O ministério, entretanto, informou que não há qualquer indício neste sentido e que suspeita que o rompimento foi causado de forma proposital para desviar a água do canal para alguma propriedade próxima.

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal, que enviou engenheiros para analisar o rompimento. Um inquérito está em curso, comandado pela delegacia regional de Salgueiro, que informou que ainda é cedo para concluir se foi sabotagem. O prazo inicial para a conclusão do inquérito é de 30 dias.

Rompimento ocorreu 8 dias após inauguração por Temer

O rompimento ocorreu logo após a inauguração da terceira estação de bombeamento --entregue no dia 3 de agosto pelo presidente Michel Temer (MDB).

A obra de transposição está em curso desde 2007 e já custou R$ 10,7 bilhões e ainda está em fase de execução no eixo norte. Para a CGU (Controladoria Geral da União), o custo final estimado é de R$ 20 bilhões.

A obra teve início no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passou pela gestão Dilma Rousseff, ambos do PT.

O eixo leste da transposição foi inaugurado por Temer em março de 2017. A previsão da conclusão total da obra está marcada para dezembro.