Topo

Polícia prende suspeito de matar estudante baleado ao defender a mãe no Rio

Matheus dos Santos Lessa, 22, assassinado em assalto a mercado no Rio - Reprodução/Facebook
Matheus dos Santos Lessa, 22, assassinado em assalto a mercado no Rio Imagem: Reprodução/Facebook

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

17/01/2019 10h43

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na noite desta quarta-feira (16) um homem de 26 anos apontado como o autor do disparo que matou Matheus dos Santos Lessa, 22, durante um assalto ao mercado da família, em Guaratiba, na zona oeste da cidade.

O nome do suspeito não foi divulgado. A Divisão de Homicídios, responsável pelas investigações, ainda não informou as circunstâncias da prisão. "As investigações continuam em busca de identificação e prisão de outros envolvidos no crime", disse a Secretaria de Estado de Polícia Civil por meio de nota.

Matheus foi morto na noite de terça-feira (15) ao tentar defender a mãe, Carla Rodrigues, que foi abordada por criminosos enquanto trabalhava como caixa do supermercado da família. Dois homens anunciaram o assalto. O jovem reagiu, se colocou na frente da mãe e acabou baleado com um tiro no pescoço e no braço.

A vítima chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros no Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, também na zona oeste, mas não resistiu. Os bandidos fugiram.

De acordo com informações da família, pelo menos um dos criminosos teria participado do assalto ao estabelecimento comercial no mês passado e foi reconhecido pela mãe de Matheus, Carla Rodrigues.

Enterro de jovem acontece nesta quinta

Muito abalado, o pai do estudante, Luciano Lessa, se referiu aos criminosos como psicopatas. "Sentimento de revolta. Era um menino tão bom. Todo mundo gostava dele. Tinha um futuro brilhante pela frente, aí vem uns psicopatas e tiram a vida do meu filho. Muita dor. Muita revolta", disse ele.

O pai da vítima afirmou ainda que espera que os criminosos "paguem na mesma moeda". "Um cidadão desse não merece ser preso. Tem que pagar na mesma moeda. Ser preso pra quê? Para ficar lá comendo e bebendo e a gente trabalhando? Pagando imposto?", desabafou.

Luciano contou ainda que estava em outro mercado da família quando foi avisado sobre o assalto pelo telefone. 

Vilson Lessa, tio de Matheus, também se disse revoltado. "Essas pessoas não têm pena e dó de ninguém. Tiraram a vida de um garoto, mas eles vão ser pegos e vão pagar. Como vai ficar minha família? Como vai ficar meu irmão?"

"Ele era um garoto tranquilo, calmo. Vamos deixar na mão de Deus. Espero que Deus dê força para o meu irmão continuar", desabafou Vilson. Segundo ele, a mãe de Matheus está a base de remédios.