Topo

Nove pessoas são assassinadas em bairros próximos no RJ

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

21/01/2019 09h39Atualizada em 21/01/2019 14h38

Nove pessoas foram mortas a tiros entre a noite deste domingo (20) e a madrugada desta segunda-feira (21) na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a PM, Seis vítimas foram baleadas em Itaboraí, onde na semana passada um PM de folga foi morto a tiros, em três bairros diferentes (Marambaia, Granja Cabuçu e Ampliação). Já as outras três mortes ocorreram na localidade conhecida como BNH, em São Gonçalo - cidade vizinha. As duas regiões ficam a uma distância de três minutos de carro.

Segundo a Polícia Militar, os assassinatos ocorreram no intervalo de duas horas e estariam relacionados à disputa de quadrilhas rivais pelo tráfico de drogas. 

Testemunhas disseram à PM que por volta de 23h, homens armados chegaram em um carro prata no bairro de Itaboraí e anunciaram que matariam todos que tivessem envolvimento com o tráfico. Quatro pessoas foram mortas. Entre elas, estava Debora Rodrigues Baptista, de 46 anos, que trabalhava na região com um trailer de lanches. As outras três vítimas morreram no bairro BNH, em São Gonçalo, por volta de 1h da manhã.

Além de Debora, os outros mortos foram Vanderson dos Santos Silva (18 anos), Pablo Damasceno dos Esteves (26), Hercules de Souza Costa (21), Michael Douglas da Silva Machado (25), Allan Patrick Pinto Vicente (21), Rodrigo Avelino Braga (38), Renan Trigueiro de Almeida (20) e Gabriel Trigueiro de Oliveira (19), sendo que os três últimos eram da mesma família.

Entre os nove mortos, apenas Michael Douglas possuía antecedentes criminais, respondendo por tráfico de drogas e roubo.

Outras quatro pessoas também ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo. A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí investiga o caso. A Polícia Civil informou que perícias já foram realizadas e que "informações preliminares apontam que os crimes foram praticados pelos mesmos autores e motivação".

PM morto na mesma região

Na última quinta-feira (17), o cabo da PM, Rodrigo Marcos Paiva, foi morto a tiros no mesmo bairro onde ocorreram as mortes em Itaboraí. Ele foi assassinado na frente da mãe enquanto lanchava em uma barraquinha. 

O policial era lotado no Batalhão de Itaboraí (35º BPM) e estava de folga quando foi alvo de disparos por bandidos que estavam divididos em uma moto e um carro. Até o momento, ninguém foi preso.

Rodrigo estava há 9 anos na Polícia Militar, era casado e tinha quatro filhos. A Delegacia de Homicídios também investiga o caso.