Topo

Metrô de SP afasta seguranças que agrediram rapaz em estação; assista

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

10/04/2019 18h45

A companhia de Metrô de São Paulo afastou dois agentes de segurança que teriam agredido na segunda-feira (8) Luiz Felipe da Silva, 20, após um tumulto ocasionado durante uma abordagem na rampa da estação Bresser-Mooca, na linha vermelha.

No vídeo, é possível ver agentes de segurança revistando um homem na rampa de acesso à estação. Um dos agentes que participam da abordagem chega a pedir o documento da pessoa não identificada que filmava a ocorrência.

Instantes depois, quando os guardas levam o rapaz que estava sendo revistado para a área interna da estação, Luiz Felipe da Silva, com uma capa de chuva, se aproxima dos agentes e leva uma cotovelada de um deles.

As imagens também mostram que Luiz Felipe tenta revidar o primeiro golpe e, na sequência, leva outro soco de outro agente que passava por ele. Não é possível ver se este segundo golpe atinge em cheio o rapaz.

O Metrô informou estar apurando a conduta dos dois agentes e disse que a dupla abordou um passageiro que tentou burlar as catracas na estação. "O usuário tornou-se agressivo e teve de ser contido pelos agentes e retirado do sistema. Durante a ação, houve tumulto envolvendo outros passageiros", afirmou a companhia.

A GCM informou que, no momento dos fatos, "alguns agentes estavam desembarcando na estação e, ao verem o tumulto, ajudaram a contornar a confusão".

"Você atrapalha nosso serviço"

Ao UOL, Luiz Felipe contou que, ao chegar à estação, viu dez agentes da Guarda Civil Municipal e dois seguranças do Metrô abordando dois rapazes negros na rampa da estação. Um deles, como mostra o vídeo, é levado pelos seguranças para a área interna.

Luiz Felipe, então, decidiu questionar o agente, colocando a mão no peito dele, quando foi agredido.

"O agente do Metrô empurrava o rapaz em cima do corrimão, jogou o boné dele no chão, torceu o braço dele para algemar. E fui questionar, ele gritou para que eu tirasse a mão do peito dele, continuou levando o rapaz e foi aí que ele desferiu o primeiro golpe no meu peito", contou o operador de telemarketing.

O estudante disse que, segundo os seguranças, não era a primeira vez que aquele rapaz tentava pular as catracas da estação, e que um dos agentes o ameaçou.

"Um dos agentes, que não me lembro o nome, disse: 'se fosse você atrapalhando minha abordagem, te dava uma cotovelada na cara. Você atrapalha nosso serviço. Eu responderia por lesão corporal, mas seria só mais uma, já tenho várias'", relatou Luiz Felipe.

O estudante afirmou ter ido ao hospital após as agressões e ter o diagnóstico de uma contusão torácica na região das costelas. Ele foi hoje à delegacia abrir boletim de ocorrência sobre o caso e também realizará exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal).