Topo

Piloto faz manobras arriscadas com bimotor no interior de SP; veja

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

03/07/2019 15h14

Pilotos de dois aviões bimotores foram flagrados fazendo manobras arriscadas às margens do rio Tietê e sobre casas de um condomínio em Araçatuba (a 527 km de São Paulo).

Vídeos das manobras, que aconteceram no último fim de semana, estão circulando pelas redes sociais.

A partir do prefixo de uma das aeronaves, visível nas imagens, a polícia diz ter identificado um dos pilotos, que é também proprietário do bimotor --o nome dele não foi divulgado.

"Ele será chamado para prestar depoimento, mas ainda não temos uma data definida", afirma Getúlio Nardo Filho, delegado responsável pelas investigações. O caso é investigado pela Polícia Civil e também pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O prefixo da outra aeronave (gravada em um outro momento) não aparece nas imagens, e a polícia ainda não sabe quem pilotava o avião ou quem é o seu proprietário.

Em um dos vídeos é possível ver que o bimotor identificado decola de uma propriedade rural às margens do rio Tietê e faz voos rasantes sobre a água. O piloto também passa bem próximo de árvores e casas do local --uma praia fluvial dentro de uma área de preservação ambienta, atrás de um condomínio residencial.

Segundo o delegado, o piloto poderá responder por contravenção penal (e ficar sujeito a punição que vai de multa a dois anos de prisão).

Segundo a Anac, a aeronave que foi identificada está com a documentação em dia, mas teve a documentação interditada e não poderá ser utilizado até a conclusão das investigações.

"O piloto e o operador da aeronave poderão ser responsabilizados administrativamente pela Anac. Ao final do processo, a aeronave e o piloto do caso poderão ter seus certificados cassados", disse o órgão em nota.