Topo

Incêndio: IML reforça equipe e adota protocolo para grandes tragédias

Igor Mello

Do UOL, no Rio

13/09/2019 12h37

Para atender a demanda gerada pelo incêndio ontem no Hospital Badim, no Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro, o IML (Instituto Médico-Legal) vem funcionando desde o início da manhã de hoje em regime especial para grandes tragédias. O protocolo envolve reforço nos quadros de peritos, papiloscopistas e demais técnicos, além de acolhimento a familiares de vítimas.

O esquema especial foi adotado no IML central, em São Cristóvão, também na zona norte do Rio. O protocolo para "tragédias de massa", como é definido pela polícia técnica, ocorre para agilizar a identificação e liberação dos corpos sem prejudicar o atendimento regular do IML. Por volta do meio-dia, os dez corpos de vítimas da tragédia já tinham sido identificados através das impressões digitais.

O mesmo protocolo já foi adotado outras duas vezes neste ano: no desabamento de dois prédios na comunidade da Muzema, no Itanhangá, zona oeste, em abril; e no incêndio de um alojamento das categorias de base do Flamengo, no Ninho do Urubu, centro de treinamento do clube em Vargem Grande, também na zona oeste, em fevereiro.

Os parentes das vítimas estão sendo levados para um auditório, onde são informados sobre a confirmação das mortes. Segundo familiares, uma equipe de assistência social do Hospital Badim está no local e vem assumindo o compromisso de custear as despesas com o enterro dos pacientes.