Topo

Homem é preso após confessar matar e esquartejar pai e filho por vingança

Rafael Ferreira Ponce, 29, preso após assumir matar um homem e o filho dele por vingança - Divulgação
Rafael Ferreira Ponce, 29, preso após assumir matar um homem e o filho dele por vingança Imagem: Divulgação

Rafael Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Campo Grande

18/09/2019 12h29Atualizada em 18/09/2019 12h52

A Polícia Civil prendeu na noite de ontem um suspeito de matar um homem e o filho dele, esquartejar os corpos, queimar os restos mortais e jogá-los depois em um poço de uma residência no distrito de Panambi, em Dourados (MS). Ele assumiu a autoria dos crimes.

O crime aconteceu no último domingo (15). Inicialmente, o próprio suspeito, Rafael Ferreira Ponce, 29, começou a espalhar no povoado que tinha matado as vítimas. Somente na manhã seguinte, com o mau cheiro sentido por vizinhos, é que a história foi levada a sério e a Polícia Militar foi acionada.

A principal motivação para o crime seria vingança, pois Ponce teria sofrido agressões de Miguel Vieira, 39, e Bryan Gabriel Vaz Vieira, 17, pai e filho respectivamente, que moravam com ele havia pouco tempo.

Em seu depoimento à polícia, Ponce disse que recebeu as vítimas em casa após elas se mudarem de Mundo Novo, cidade a quase 300 quilômetros de distância, há menos de um mês. Eles foram morar com o suspeito, que é frentista, por conhecer sua família e estarem atrás de uma oportunidade de emprego em Dourados.

"Pai e filho começaram a brigar muito com ele (suspeito) e a coisa começou a sair do controle, com agressões físicas", disse o delegado Rodolfo Daltro, chefe do Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil da cidade e responsável pelas investigações do caso.

Local onde Rafael Ferreira Ponce, 29, teria matado e esquartejado um homem e o filho dele por vingança - Divulgação - Divulgação
Local onde Ponce teria matado e esquartejado pai e filho
Imagem: Divulgação
O estopim, segundo o próprio suspeito, foi um soco recebido no rosto. No momento da prisão, ele mostrou aos policiais o rosto inchado e com hematomas e o olho esquerdo roxo.

"Faltou pai e mãe darem uma atenção ali. Vieram bater na minha cara. Então eu não aceito essa situação. Olha como tá (sic) meu olho. Você acha correto? Ia deixar de boa? Não dá", disse, em entrevista aos jornalistas na porta da delegacia.

Ponce afirmou que matou pai e filho com pauladas na cabeça, esquartejou os corpos com um serrote e então incendiou os restos dentro do poço que abastecia a casa.

Horas depois, ele contou aos vizinhos o que tinha feito. "Como ele tem problemas com o alcoolismo e bebeu demais após o crime, ninguém levou a sério", disse o delegado.

O suspeito foi localizado em área de matagal nos arredores do povoado onde aconteceram os fatos. Ponce foi indiciado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Ele já possui duas passagens anteriores pela polícia por roubo e furto, ocorridas em 2012 e 2014. Em ambas, foi condenado ao regime semiaberto, terminando de cumprir a pena em 2018.