Topo

Delegado é assassinado enquanto fazia compras em Feira de Santana (BA)

Aliny Gama

Colaboração para o UOL

22/09/2019 14h49

O delegado Demerval Costa dos Santos, 58, foi assassinado durante um assalto enquanto fazia compras no Centro de Abastecimento, em Feira de Santana (BA), na tarde de ontem. Ele se assustou com a abordagem do suspeito e acabou levando um tiro no abdômen. O autor do disparo está foragido.

Segundo o Sindpoc (Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia), o delegado se assustou quando o assaltante encostou a arma nas costas dele e anunciou o roubo. Ao se virar, Santos acabou sendo alvejado.

Santos era lotado na Delegacia de Repressão de Furtos a Veículos de Feira de Santana. Ele não estava em serviço durante a tentativa de assalto e, de acordo com o sindicato, não estava armado quando foi abordado pelo suspeito.

O circuito de imagens do Centro de Abastecimento filmou o assassinato. Nas imagens, o delegado aparece de costas acompanhado de um primo em uma barraca fazendo compras. Um homem se aproxima por trás do delegado e quando ele se vira é atingindo por um tiro. O primo do delegado ainda tenta defender Demerval jogando um saco no suspeito, mas ele foge. O delegado é levado pelo primo para o carro, mas no caminho ele não resiste e cai. Demerval foi levado ao hospital São Mateus, mas morreu durante atendimento médico.

A 1ª Coordenadoria Regional do Interior informou que já identificou o suspeito do latrocínio (roubo seguido de assassinato) e está realizando buscas em conjunto com a Polícia Militar, com o auxílio de um helicóptero.

O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, afirmou que a polícia está empenhada em elucidar a autoria do crime e prender o suspeito. "Mais uma perda para nós policiais civis. Ele era um grande amigo. Um colega, um trabalhador que se dedicava todos os dias à instituição e à sociedade. Temos a obrigação de identificar os autores e efetuar a prisão. O crime não poderá ficar impune", destacou.