Em grupo de WhatsApp, garimpeiros combinam protestos contra operações da PF
Em grupos de WhatsApp, garimpeiros da Região Norte e do Centro Oeste combinaram ações para enfrentar operações da Polícia Federal contra garimpo ilegal em terras indígenas.
A informação foi divulgada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, na noite de hoje. A reportagem teve acesso a áudio e vídeos de diversos grupos formados pelos extrativistas. Ações violentas também são sugeridas pelos participantes dos debates virtuais.
Em um dos vídeos, garimpeiros xingam, cercam e ameaçam agentes federais que fecharam a área de garimpo ilegal uma reserva indígena de Aripuanã. cidade do interior do Mato Grosso.
O atual vereador da cidade de Ariquemes (RO) e ex-senador, Ernani Amorim (PTB), sugere, em um áudio, que os garimpeiros fechem uma rodovia federal. "Uma coisa que tem que fazer é fechar a BR";
Em vários áudios, os garimpeiros reclamam, por várias vezes, do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que não estaria cumprindo promessas feitas a representantes do setor e reclamam do decreto presidencial chamado Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ambiental.
O decreto autoriza o uso das Forças Armadas na contenção das queimadas na região amazônica e outras ações ilegais.
Em nota ao Fantástico, o Ministério da Defesa afirma que desde que a GLO entrou em vigor 112 pessoas já foram presas e as multas aplicadas chegam a R$ 90 milhões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.