Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Funai diz que vai processar youtuber indígena bolsonarista

Ysani Kalapalo e o presidente da Funai se desentenderam após youtuber criticá-lo nas redes sociais - Reprodução/Facebook
Ysani Kalapalo e o presidente da Funai se desentenderam após youtuber criticá-lo nas redes sociais Imagem: Reprodução/Facebook

Beatriz Sanz

Do UOL, em São Paulo

15/01/2020 20h10

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, afirmou que vai processar a youtuber indígena Ysani Kalapalo, conhecida por ser uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ysani contou em seu canal do Youtube que Silva tinha ameaçado "interpelá-la judicialmente". Ela mostra prints de uma conversa de WhatsApp com Silva para provar. Os prints foram confirmados como verdadeiros pela Funai.

A Funai confirmou também que Ysani será processada pelo presidente da instituição.

O desentendimento entre os dois começou quando Ysani cobrou o presidente da Funai publicamente no Twitter.

A youtuber fez uma série de publicações na rede social cobrando a participação do presidente da Funai em um conflito entre indígenas da etnia Kayowá e agricultores. Ysani deixou claro seu apoio aos agricultores.

No vídeo, ela afirma que os posts foram "críticas construtivas" e "ironia" e que marcelo Silva deveria ter aceitado a críticas, já que ele é uma figura pública.

Ysani também argumenta que a resposta jurídica do presidente da Funai é uma tentativa de censurá-la.

A jovem indígena ficou nacionalmente conhecida após acompanhar o presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, no ano passado. Ysani, que é grande apoiadora do presidente e faz uso constante da retórica bolsonarista, não tem apoio dos líderes indígenas do Xingu.