Topo

Famílias são retiradas de casa por risco de deslizamento de terra em BH

Terminal ferroviário Olhos d´Água, da empresa Vale, em Belo Horizonte, onde um talude sofreu erosão e pode haver deslizamento de terra - Reprodução/Google Maps
Terminal ferroviário Olhos d´Água, da empresa Vale, em Belo Horizonte, onde um talude sofreu erosão e pode haver deslizamento de terra Imagem: Reprodução/Google Maps

Marcelo Oliveira

Do UOL, em São Paulo

17/01/2020 23h01Atualizada em 17/01/2020 23h42

Resumo da notícia

  • Sete casas foram interditadas pela Defesa Civil a pedido da Vale
  • Famílias estão sendo encaminhadas para hotéis

A Defesa Civil interditou, preventivamente, sete casas na rua Campos, no bairro de Jardim Liberdade, em Belo Horizonte, em virtude de risco de desabamento de um talude (aterro feito no final de um terreno). A ação aconteceu a pedido da Vale, que possui um terminal ferroviário na região.

Segundo a Defesa Civil, devido às fortes chuvas que atingem Minas Gerais, o talude do terminal ferroviário Olhos d'Água, da Vale, sofreu erosão e o local ficou instável, com risco de deslizamento de terra. Casas na rua Campos, que fica em um nível mais abaixo, poderiam ser atingidas.

Nas sete casas, vivem quatro famílias que estão sendo levadas pela Vale para hotéis da cidade, de acordo com a Defesa Civil.

Segundo o tenente-coronel Flavio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais, o órgão foi acionado pela Vale, após análise realizada pela equipe de geotecnia da companhia no local.

No talude, frisou a Defesa Civil, não haveria material tóxico, segundo a companhia.

A Vale informou que identificou o deslizamento em uma das encostas do terminal ferroviária na tarde de hoje, que foi provocado pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Por causa da previsão de chuva no final de semana, a mineradora disse que os moradores foram retirados de forma preventiva pela Defesa Civil. Segundo a Vale, a empresa está prestando todo o apoio necessário às famílias.

A mineradora ressaltou que não há barragens no local.