Topo

Esse conteúdo é antigo

Menino de 10 anos desaparece após ser arrastado pela chuva e cair em bueiro

Bueiro onde menino de 10 anos caiu após ser arrastado pela chuva, em Orlândia - Eduardo Schiavoni/UOL
Bueiro onde menino de 10 anos caiu após ser arrastado pela chuva, em Orlândia Imagem: Eduardo Schiavoni/UOL

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL

18/01/2020 22h12

Um menino de dez anos está desaparecido depois de ser arrastado por uma enxurrada e ser tragado por uma tubulação em uma área turística de Orlândia, no interior de São Paulo. O Corpo de Bombeiros realiza buscas para localizar o menor. A mãe dele, ao saber da notícia, passou mal e está internada em um hospital da região.

O menino estava com familiares no Parque da Gruta, uma área de lazer em Orlândia, na tarde deste sábado (18), quando brincava com outras crianças. Chovia forte no momento do acidente e o local foi tomado por uma forte chuva.

Quando a família se preparava para deixar o local, a criança acabou se afastando do grupo e foi arrastada pelas águas, que caíram em uma tubulação de aproximadamente 300 metros que desemboca no córrego dos Palmitos, um curso de água turbulento e com muita correnteza que corta a região.

Segundo a comerciante Isabel Silva, que estava no local no momento do acidente, as crianças estavam brincando em uma área de pouca correnteza, mas o menino acabou se desgarrando do grupo.

"Primeiro, eu vi as crianças sentadas na enxurrada, mas era uma área onde havia pouca água. Ele acabou se desgarrando e foi para o local onde a água estava bem mais forte", disse, em entrevista ao UOL.

Família

Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança estava sob os cuidados de uma tia. O restante da família foi avisado e iniciou as buscas logo depois, junto com o Corpo de Bombeiros. Eles testaram a tubulação, mas o corpo do jovem não foi localizado no local. A suspeita é que o menor tenha chegado até o córrego e tenha sido levado pelas águas. O curso de água desemboca no Rio Pardo, um dos afluentes do Rio Grande, que integra a bacia hidrográfica do rio Paraná.

"Depois que a chuva diminuiu, os bombeiros jogaram uma garrafa pet na tubulação, e ela saiu do outro lado, o que significa que o corpo não parou lá dentro. O menino estava com a tia, estava brincando com outros amiguinhos quando acabou caindo no bueiro", relatou uma das pessoas que acompanhou os trabalhos e que pediu para não ser identificada.

Avisada da situação, a mãe do menor passou mal e foi internada no hospital de Orlândia em estado de choque. A instituição não informou o estado de saúde dela.

Os bombeiros começaram as buscas imediatamente, mas o menino segue desaparecido. O pai está no estado de Mato Grosso, e ainda não sabe do ocorrido. A expectativa é que os trabalhos sejam retomados na manhã deste domingo (19).