Topo

Esse conteúdo é antigo

MG: Profissionais de hospital denunciam condições precárias em Betim

Daniela Mallmann

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

22/03/2020 20h21

Servidores da saúde gravaram vídeos para denunciar o Hospital Público Regional, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. No primeiro vídeo uma servidora mostra a falta de higiene em um dos banheiros do prédio.

"Sem sabão, sem papel toalha. Não tem álcool nos banheiros, não tem sabão para poder lavar as mãos", descreve uma das funcionárias. Em outro vídeo, elas mostram um kit: um saco plástico com apenas duas máscaras descartáveis, que seria o material que recebem quando chegam para trabalhar no plantão.

"Duas máscaras para trabalhar 12 horas ao contrário do que diz a Anvisa, de que tem que ser trocada a máscara a cada duas horas. Em Betim o servidor não tem prioridade muito menos condições de trabalho para enfrentar o coronavírus que tá aí entre todo mundo", desabafa.

No último vídeo gravado pelas servidoras, elas reclamam da falta de distanciamento de um paciente e outro na ala de politraumatismo.

"Betim tá tão preparado para receber o coronavírus que não existe distância de segurança entre um paciente e outro. Dentro do politraumatizado, os pacientes não chegam nem a 30 cm de distância um do outro. Essa é a condição de segurança para combater o coronavírus na unidade do Hospital Regional de Betim", conclui a servidora.

O que diz a prefeitura

Em nota a Prefeitura informou que, segundo a direção do Hospital Publico Regional de Betim (HPRB), há equipamentos individuais de proteção suficientes em estoque para os profissionais.

"A distribuição está sendo feita regularmente, de forma racional, para que não faltem materiais durante o pico mais alto da pandemia, previsto para os próximos meses. Os kits de EPI's estão sob responsabilidade do enfermeiro de cada plantão, para ser entregue para os profissionais que precisam prestar assistência direta a pacientes com suspeita de covid-19", informou a assessoria de comunicação do HPRB.

Ainda segundo a Instituição, a quantidade de máscaras entregues a cada profissional, foi definido junto ao Serviço de Controle de Infecções Hospitalares e que a troca será feita a cada seis horas ou quando a máscara estiver úmida ou suja.

Sobre os produtos de higiene

"O fornecimento de álcool e sabão está normal, apesar de estar havendo furtos com frequência desses materiais. E para este fato já estão sendo tomadas medidas junto aos órgãos de segurança pública.

Além dos furtos relatados pela direção do Hospital em relação aos produtos de higiene, outro furto foi registrado na Instituição. No plantão noturno do dia 17 de março, foram furtadas 5 mil máscaras descartáveis de dentro do hospital. Imagens de uma câmera de segurança flagraram o momento em que uma pessoa deixa o local carregando as máscaras.

Sobre este furto, o Hospital informou que ainda não identificou a pessoa, mas que as medidas já estão sendo tomadas. Disse ainda que depois deste episódio, foram montados os kits de apenas duas máscaras por funcionário, mas que elas podem ser trocadas quantas vezes forem necessárias.

Segundo o último Boletim epidemiológico, Betim não tem nenhum caso confirmado de coronavírus. Cerca de 160 estão em investigação. Em Todo o estado de Minas Gerais são 83 casos confirmados e mais de 7 mil em investigação.