Seca revela fósseis de 280 milhões de anos em Santa Catarina
A estiagem no planalto norte catarinense revelou fósseis de 280 milhões de anos, nas margens do Rio Negro, no município de Três Barras. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade do Contestado.
A seca ocasionou a baixa do rio, revelando pedras 'diferentes'. Alertados por moradores da região, os pesquisadores encontraram fósseis de mesossauros, répteis aquáticos que viveram há 280 milhões de anos.
"Esta informação chegou para nós, e reconhecemos várias estruturas de fósseis de antigos répteis", disse o pesquisador Luiz Carlos Weinschultz. "É uma possibilidade única para ciência ter mais informações e dados sobre estes animais", completou.
Os mesossauros são anteriores aos dinossauros, eram répteis marinhos que mediam de 80 centímetros a um metro e se alimentavam de crustáceos. Há registros fósseis deles tanto no sul do Brasil quanto na África do Sul. Estas descobertas contribuíram para as primeiras ideias de deriva continental, segundo o estudo.
Após análise, os fósseis serão encaminhados ao museu de Três Barras para visitação da comunidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.