RJ: Witzel autoriza funerárias a disponibilizarem caixões com visores
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), sancionou ontem uma lei que permite que as funerárias disponibilizem caixões com visores enquanto a pandemia do novo coronavírus durar no estado.
De acordo com a publicação feita no Diário Oficial do RJ, os visores deverão permitir que o "rosto do falecido possa ser visto por seus familiares no momento do sepultamento".
O PL (Projeto de Lei) foi idealizado pela deputada estadual Rosane Felix (PSD). A parlamentar se disse "aliviada" com a promulgação da lei e comemorou em suas redes sociais.
"Pensei nesse projeto visando amenizar o sofrimento das famílias. Muitas famílias enlutadas, que perderam seus entes queridos por causa da covid-19, não podiam ver o rosto deles pela última vez", disse.
Ao justificar o PL, Rosane e outros deputados que assinaram o projeto como coautores citam as "consequências emocionais" dos velórios com caixões lacrados e as notícias sobre trocas de corpos, "o que tem causado angústia, dor e aflição aos familiares".
De acordo com a lei, as funerárias não poderão cobrar valores a mais pelo sepultamento de pessoas em caixões com visores.
A publicação também especifica que corpos de vítimas do novo coronavírus poderão ser armazenados em sacos translúcidos "tão logo as autoridades de saúde do Rio de Janeiro decretem o óbito".
Segundo dados atualizados ontem pela Secretaria de Saúde do RJ, o estado possui 134 mil casos oficiais do novo coronavírus e 11,8 mil mortes decorrentes da doença.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.