Topo

Ao menos 50 cidades no Brasil devem ter temperaturas negativas no sábado

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

21/08/2020 15h39

O final de semana deve seguir com temperaturas baixas no Sul e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste devido ao avanço de uma massa de ar frio, de origem polar, que provocou neve hoje em diferentes cidades.

Pelo menos 50 municípios brasileiros devem registrar temperaturas negativas amanhã, conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul. Entre elas, São Francisco de Paula (RS) e Bom Jesus (RS), São Joaquim (SC), Urubici (SC).

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de "perigo potencial" devido o registro de neve de até cinco centímetros de espessura para 34 cidades catarinenses e gaúchas. O comunicado vale até as 23h de amanhã.

Além disso, o órgão disparou alerta também de "perigo potencial" em decorrência da geada para 18 cidades de Mato Grosso do Sul, que vale das 19h de hoje até as 7h de domingo. Segundo o instituto, há risco leve de perda de plantações.

Segundo a meteorologista da MetSul, a massa de ar polar segue avançando amanhã para o Norte do país, derrubando as temperaturas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no Acre, Rondônia e sul do Amazonas.

O oeste e sul de São Paulo, a região de serra do Rio de Janeiro e o sul de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo também devem ter queda brusca, mas nada comparado à região Sul.

"Acredito que as menores marcas dessa temporada de frio em boa parte dessas regiões vão acontecer amanhã de manhã. E no domingo tem um pouco de frio, mas já diminuem muito as cidades que podem ter marca negativa, poucas cidades no estados do Sul do Brasil. Domingo à tarde enfraquece o ar polar e semana que vem a previsão é de calor, temperatura vai subir rápido pelo Sul do Brasil", diz Estael.

Frio nas capitais também

Entre as capitais, Curitiba (PR) deve registrar amanhã a menor mínima: 0ºC. Na sequência aparecem Campo Grande (MS) e Porto Alegre, ambas com mínima de 5ºC; São Paulo, com 7º C e Florianópolis (SC), com 8º C, conforme previsão do Inmet.

Em Porto Alegre e Curitiba há possibilidade de geada pela manhã, ainda segundo o órgão.

Nessas cinco cidades, apenas Campo Grande terá máxima na casa dos 20ºC. Curitiba deve registrar 14ºC, São Paulo 15ºC, Porto Alegre 16ºC e Florianópolis 17ºC.

No domingo, as temperaturas se elevam nessas capitais. Em Porto Alegre, os termômetros devem registrar entre 6ºC e 21ºC enquanto em Curitiba a variação será entre 7ºC e 15ºC - menor amplitude térmica (variação entre a mínima e máxima) entre essas capitais.

Já São Paulo a oscilação será entre 9ºC e 19ºC, em Florianópolis de 10º C a 19ºC e Campo Grande de 12ºC e 32ºC.

Sul do país foi tomado por neve e geada

Hoje houve registro de neve em cidades dos três Estados da região Sul - apenas no Rio Grande do Sul o fenômeno foi verificado em nove cidades. As menores temperaturas foram registradas em Bom Jardim da Serra (SC), com -8ºC, e São Joaquim (SC), com -5ºC, conforme o Inmet. Nas duas cidades ocorreu neve. Em Urupema (SC), os relógios de rua marcavam -6°C.

Conforme o Inmet, 10 cidades registraram hoje geada, quatro delas de forte intensidade, ainda segundo o Inmet. O fenômeno foi registrado em nove cidades gaúchas e em ainda em São Lourenço (MG).