Cidades de RS e SC registram neve e temperaturas de até -8 °C
A onda histórica de frio que chegou à região Sul nesta semana provocou neve e o registro de temperaturas abaixo de zero ao longo da noite de ontem e madrugada de hoje em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Bom Jardim da Serra (SC) registrou temperatura de -8,6°C durante a madrugada.
Em Santa Catarina, a ocorrência de neve foi observada ontem à noite nos municípios de Bom Jardim da Serra e São Joaquim, no Planalto Sul, e também na região serrana da Grande Florianópolis, em Rancho Queimado, Major Gercino e Anitápolis, de acordo com informações do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia).
Na manhã de hoje, o fenômeno foi registrado na área mais alta de Joinville, no limite com os municípios de Garuva e Campo Alegre.
Em todas essas localidades, as temperaturas ficaram próximas de 0 °C, com elevada umidade do ar, condições necessárias para a ocorrência de neve. De modo geral, o fenômeno ocorreu em curto período de tempo e com fraca intensidade, sendo Bom Jardim da Serra o município onde os turistas presenciaram flocos de neve em período mais prolongado, informa o Ciram.
As temperaturas mínimas registradas entre a madrugada e o amanhecer desta sexta-feira ficaram mais baixas e negativas no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. O menor registro foi de -8,6 ºC em Bom Jardim da Serra — registrada pela estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em atividade desde 2008 —, quebrando o recorde histórico da estação, que era de -7,8 °C em 23 de julho de 2013.
Não há mais previsão de neve para esta sexta-feira, mas o frio continua. A umidade do ar diminui em todas as regiões, o que favorece a condição de geada nas madrugadas de amanhã e domingo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.