Topo

Esse conteúdo é antigo

Festival da Virada de Salvador será em formato digital, diz ACM Neto

Daniela Mercury no Festival Virada de Salvador em 2019 - João Alvarez /UOL
Daniela Mercury no Festival Virada de Salvador em 2019 Imagem: João Alvarez /UOL

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

10/09/2020 14h59

O tradicional Festival da Virada de Salvador será este ano em formato digital devido à pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19. Hoje, o prefeito da cidade, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), informou a mudança do formato da festa.

"Não haverá Festival Virada, mas estamos bolando um projeto especial para a virada de ano devido a pandemia. Posso assegurar que não vai passar em branco. Temos tudo para fazer em um formato novo, priorizando os meios digitais, mas só vamos anunciar como vai ser, depois que conseguirmos patrocínio com apoio de empresas privadas", disse ACM Neto.

Festa gratuita

O Festival da Virada ocorre durante cinco dias, começando em 28 de dezembro e acabando com o Réveillon, na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. O evento acontece de forma gratuita, em uma área própria da prefeitura chamada de Arena Daniela Mercury, localizada na orla da Boca do Rio, próximo ao antigo aeroclube.

Em 2020 o Festival reuniu mais de 20 atrações musicais, contabilizando cerca de 70 horas de shows gratuitos. A festa contou com apresentações de Ivete Sangalo, Anitta, Xand Avião, Harmonia, Léo Santana, Psirico, Luan Santana, Matheus & Kauan, Jorge & Mateus, Ferrugem, Lincoln & Duas Medidas, Alok, Wesley Safadão, Bell Marques, Daniela Mercury e Milton Nascimento, entre outros.

Praias ainda fechadas

Atualmente, Salvador está na fase 3 de retomada de abertura das atividades econômicas durante a pandemia do novo coronavírus. A fase é de acordo com a taxa de ocupação de leitos com pacientes com covid-19 nos hospitais da capital. Nesta fase, foram autorizados funcionamento de parques de diversões e parques temáticos; teatros, cinemas e demais casas de espetáculos; clubes sociais, recreativos e esportivos, centro de eventos e convenções; além do funcionamento de shopping centers de segunda a sábado, das 12h às 20h, com uma série de restrições.

As praias ainda permanecem fechadas e as aulas presenciais continuam suspensas. "Estamos analisando a volta das praias. Quais podem voltar, de forma gradativa, mas não vai ser permitido atividade comercial lá. Provavelmente, teremos o funcionamento autorizado apenas durante a semana, de segunda a sexta, para prática de atividades físicas e banho de mar", explicou ACM Neto, destacando que não há data prevista para abertura das praias em Salvador.

Na Bahia, 275.88 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia e 5.813 morreram em decorrência da covid-19, segundo dados do boletim epidemiológico atualizado às 14h de hoje. Atualmente, há 7.791 casos ativos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.