Covas sanciona lei para bares e restaurantes servirem água 'da casa' grátis
Os bares e restaurantes de São Paulo terão de oferecer gratuitamente água filtrada a seus clientes. A lei foi sancionada pelo prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), e passa a valer como obrigatoriedade em um ano, em setembro de 2021.
A sanção foi publicada no Diário Oficial do município, hoje.
"Os bares, hotéis, restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias e estabelecimentos congêneres que comercializam água engarrafada na Cidade de São Paulo ficam obrigados a servirem Água da Casa a seus clientes, sempre que esta for
solicitada, de forma gratuita", diz a lei.
É obrigatório que a água filtrada e que o item "água da casa" seja incluído no cardápio "de modo visível, informando os consumidores
sobre sua oferta".
Quem desobedecer a medida pode pagar multa de até R$ 8 mil, em caso de reincidência.
O projeto de lei, de 2015, é de coautoria de Adolfo Quintas (PSD) e Xexéu Tripoli (PSDB). Quando a proposta foi apresentada à Câmara, uma das justificativas para a criação da lei era sobre a economia que poderia gerar à população era o meio ambiente, "já que haverá menos resíduo gerado pelo consumo de garrafas de água mineral e outras bebidas".
O custo da água engarrafada e a saúde da população também seriam motivos para a criação da lei. "Como o custo da água mineral engarrafada está elevadíssimo em restaurantes, bares e estabelecimentos congêneres da capital, os consumidores que ainda podem e/ou necessitam frequentar esses estabelecimentos estão deixando de consumir água para reduzir o valor final da conta", traz a justificativa do projeto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.